quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA WINKELHOCK

A saga dessa família alemã no automobilismo internacional teve início com Manfred Winkelhock(foto à esquerda). Manfred nasceu em 6 de Outubro de 1951 em Waiblingen, na Alemanha. Seu primeiro susto com um carro de corridas foi quando disputava uma prova de F2 em Nurburgring em 1980, quando seu bólido levantou voo e ficou completamente destruido, mas Manfred saiu ileso do acidente. Seu primeiro contato com a Fórmula 1, também aconteceu em 1980 no GP da Itália com uma Arrows. Na ocasião, Manfred estava substituindo o piloto Jochen Mass que estava machucado. Em 1982, fazendo sua primeira temporada completa e com o suporte da BMW, foi correr na equipe ATS, mas não conseguiu extrair muita coisa, apesar de ter se classificado bem em algumas oportunidades. Porém, o carro não era competitivo e ainda se envolveu em muitos acidentes. Em 1985 resolveu disputar um campeonato de carros esportivos e de turismo, faturando os 1000km de Monza com Marc Surer. Infelizmente no mesmo ano, Manfred Winkelhock perdeu a vida num terrível acidente quando estava na segunda volta no circuito de Mosport Park em Toronto no Canadá, válido pelo campeonato Mundial de Carros Esportivos Budweiser, Guiando um Porche 956. Apesar da tragédia, a história dos Winkelhock no automobilismo continuou com o filho de Manfred, Markus Winkelhock(foto à esquerda), que nasceu em 13 de Junho de 1980, em Bad Cannstatt, uma cidadezinha perto de Stuttgart. Markus teve sucesso em categorias como Fórmula Konig, Fórmula Renault Alemã e na Fórmula Renault Eurocup, ganhando algumas corridas, de 1998 até 2000. Apartir desse ano, Markus ingressou na F3 alemã e em 2004 foi promovido para a DTM na equipe AMG-Mercedes CLK. Em 2006, chegou a F1 como piloto de testes pelo extinto time da Midland. Um ano depois, a escuderia passou a se chamar Spyker, e graças a demissão do holandês Christijan Albers, devido a falta de pagamento de um de seus patrocinadores junto à equipe, Markus Winkelhock tornou-se titular. E ele viveria um momento único em sua curta carreira na categoria máxima do esporte à motor. No GP da Europa de 2007 em Nurburgring, prova pela qual foi a primeira e a única como piloto titular, Markus adotou uma estratégia corajosa. O alemão resolveu largar com pneus de pista molhada, enquando os outros competidores partiram com compostos para seco, pois não chovia. Pouco tempo depois caiu um dilúvio e Markus assumiu a ponta da prova, e logo em seguida, a direção interrompeu a corrida. Na relargada, depois do carro de segurança sair, ele foi ultrapassado, pois a pista ia secando rapidamente. Markus Winkelhock não terminou a corrida, pois teve seu motor estourado, mas tinha vivido o ápice ao liderar com um modesto Spyker. Apesar do feito histórico, Markus voltou a antiga função de piloto de testes, cedendo o assento ao japonês Sakon Yamamoto. Atualmente ele defende a Audi na DTM. Por fim, terminamos a história da famíla Winkelhock, falando de Joachim. Ele nasceu em 24 de Outubro de 1960. Joachim Wilkelhock(foto à esquerda), é Tio de Markus e irmão de Manfred. Estreou na F1 em 1989 pela fraca equipe AGS no Grande Premio do Brasil em Jacarepaguá. Disputou 7 GPs e não conquistou nenhum ponto. Sua última aparição foi no grande prêmio da França no mesmo ano.

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