sábado, 25 de julho de 2009

EM TREINO TUMULTUADO E MARCADO PELO GRAVE ACIDENTE DE MASSA, ALONSO É O POLE POSITION PARA O GP DA HUNGRIA

Crédito da foto - autosport.pt
A tomada de tempos durante o treino oficial para o GP magiar transcorria normalmente até o final do Q2. De repente uma câmera mostra o carro do brasileiro Felipe Massa da Ferrari, completamente enfiado sob várias fileiras de pneus numa barreira de proteção, e logo atrás uma marca de freiada contínua que vinha desde a reta até o ponto onde o bólido bateu. Massa não se mexia. O mundo da F1 parou por alguns instantes, pois temeu-se pelo pior, uma vez que as tomadas de imagens mostravam de muito longe o que de fato acontecera no momento. O treino foi interrompido e Massa após receber o primeiro atendimento ainda na pista depois de uma grande demora, foi enfim retirado de sua Ferrari e levado de ambulância até o centro médico de Hungaroring. Somente numa imagem recuperada foi que se conseguiu ter a exata noção de como se deu a batida de Felipe Massa na barreira de pneus. O brasileiro foi golpeado violentamente na cabeça por uma peça que voou do BrawnGP de Rubens Barrichello, que tentava melhorar seu tempo e entrar no Q3 - acabou ficando de fora e parte da 13ª posição. Massa parecia ter ficado sem os sentidos, pois foi direto a proteção de pneus. A imprensa toda correu para a porta do centro médico de Hungaroring, além de alguns pilotos que foram lá para saber o estado de saúde do brasileiro, quando foi anunciada a melhor de todas as notícias através de Rubens Barrichello que estava próximo de Felipe dentro do centro médico e disse em entrevista a Mariana Becker da TV globo: "Ele está consciente e conversando, mas está muito agitado e com um corte na cabeça", finalizou. Logo depois do helicoptero alçar sua decolagem levando Massa a um hospital para se fazer exames mais detalhados, foi que o Q3 começou após uma longa paralização. E já quase no fim da definição dos 9 primeiros colocados, a cronometragem simplesmente desapareceu da tela dos computadores e os pilotos ficaram a ver navios sem saber suas respectivas posições no grid de largada. Alonso ficou tonto querendo saber da boca de Webber, Vettel ou Hamilton se ele era o pole-positon para o GP Húngaro. Nenhum dos três conseguiu responder a pergunta do espanhol, tão pouco saber das suas respectivas posições também. Eis que então surge Bernie Ecclestone divulgando que Fernando Alonso era o primeiro, Sebastian Vettel o segundo e Webber o terceiro. Além do fato da peça ter voado e acertado Massa na cabeça, somado ao tilt na cronometragem, pode-se afirmar que o treino oficial que definiu o grid de largada para a décima etapa da Fórmula 1 na Hungria, foi marcado por situações muito estranhas mesmo. Esta foi a primeira pole do espanhol da Renault no ano. Nelsinho Piquet, depois de por a boca no trombone ontem, larga apenas em 14º.



Grid de largada para o GP da Hungria

1 Fernando Alonso
2 Sebastian Vettel
3 Mark Webber
4 Lewis Hamilton
5 Nico Rosberg
6 Heikki Kovalainen
7 Kimi Raikkonen
8 Jenson Button
9 Kazuki Nakajima
10 Sebastien Buemi
11 Jarno Trulli
12 Rubens Barrichello
13 Timo Glock
14 Nelsinho Piquet
15 Nick Helfeld
16 Giancarlo Fisichella
17 Adrian Sutil
18 Robert Kubica
19 Jaime Alguersuari


OBS: Felipe Massa não recebeu autorização dos médicos para disputar a prova da Hungria e está
fora da corrida desse domingo.

Veja abaixo nesta foto, o estrago que a peça causou no rosto e no capacete do brasileiro logo depois dele ter sido retirado de sua Ferrari. Impressionante!
Crédito da foto - Grande Prêmio - Tamas Kovacs/EFE









Segundo as últimas informações diretas do hospital onde Massa está, o corte que ele sofreu na testa tem cerca de 8 centímetros. Agora é torcer para que se recupere o mais rápido possível.
Atualizando: Segundo informações de Mariana Becker, que está no hospital militar de Budapeste durante o Globo Esporte da TV Globo, Massa passa por cirurgia no momento, para que seja retirado alguns fragmentos do osso que foram danificados devido a pancada que recebeu da peça que voou em sua direção, mas ele está consciente e bem. Finalizou a repórter.
Atualizando 2: Terminou a pouco a cirurgia no piloto brasileiro. A intervensão foi um sucesso. foram retirados os fragmentos de osso de sua face e costurado o corte. No momento Massa se encontra cedado. A Ferrari apenas disputará o GP da Hungria com o finlandês Kimi Raikkonen.
Atualizando 3: Boletim médico saiu à pouco. As notícias de momento dão conta que Massa foi conduzido pela equipe médica do hospital de Budapeste a um coma induzido, pois esse é um procedimento padrão logo depois de uma operação que envolve traumas na cabeça, já que teve uma leve lesão cerebral. Mas ele está bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário