quinta-feira, 16 de julho de 2009

QUEM VENCERÁ A CORRIDA PRESIDENCIAL PELA FIA: JEAN TODT OU ARI VATANEN?

Em outubro, o mundo vai conhecer o novo homem que comandará a FIA(Federação Internacional de Automobilismo), e os destinos do esporte à motor. Na chapa 1, temos o francês Jean Todt, atualmente conselheiro da equipe Ferrari e apoiado por Max Mosley - presidente da entidade, que havia mudado de idéia e iria concorrer a reeleição, mas acabou voltando atrás. Todt foi um dos grandes responsáveis pela maior hegemonia já vista no circo da F1. Fase esta vivida pelo time de Maranello - de 2000 a 2004, com os 5 títulos do alemão Michael Schumacher pela escuderia do cavallino rampante.





Do outro lado da moeda e adversário de Todt na chapa 2, temos o finlandês Ari Vatanen. Vatanen foi um piloto de Rally, começando sua carreira em 1974. A última competição que disputou foi no ano de 2003. Em 1981, Vatanen foi campeão mundial de Rally, conpetindo o 3º Marlboro Rallye do Brasil, pilotando um Ford Escort RS1800. O finlandês passou por equipes como Ford, Opel, Peugeot, Subaru, BMW e Mitsubishi. No total foram 101 ralis disputados, com 10 vitórias, 27 pódios, 527 vitórias em especiais e 518 pontos. Um currículo bastante respeitável.

Seria muito bom para a FIA, ter um ex-desportista em seu comando. Ele entenderia todas as questões e reivindicações que os pilotos viessem a fazê-lo. Não colocaria o egocentrismo no centro de uma discussão e saberia contornar com bastante lucidez qualquer eventual problema que aparecesse.

E quem vencerá a corrida presidencial pela FIA amigos? Todt ou Vatanen? A resposta só daqui a três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário