quarta-feira, 12 de agosto de 2009

NA ESTRÉIA DA PORSCHE CUP LIGHT EM JACAREPAGUÁ, PILOTOS VÃO UTILIZAR OS 911 GT3 CUP DA GERAÇÃO "996"

Crédito da foto - Pedro Bicudo/divulgação Porsche GT3 Cup
O quinto evento da temporada 2009 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que será realizado neste sábado (15 de agosto) no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, terá uma novidade: a estréia da categoria Light. Destinada a pilotos menos experientes, a Light terá duas sessões de treinos livres na sexta-feira e uma prova no sábado, entre as duas provas do Porsche GT3 Cup.A criação do Porsche GT3 Cup Light atende à demanda gerada pela formação de pilotos nos eventos do Porsche Club Brasil, em que os proprietários de carros Porsche de rua recebem cursos de pilotagem e direção segura em autódromos como Interlagos, Curitiba e Jacarepaguá – os mesmos que recebem regularmente as provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Muitos desses proprietários passam a considerar a possibilidade de participar de corridas e desejam fazê-lo mantendo-se fiéis à marca alemã. Esse processo é idêntico ao experimentado por diversos dos atuais participantes do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil – um deles, Beto Posses, foi o primeiro campeão da categoria.Os carros da Light serão os Porsche 911 GT3 Cup da geração “996”, usados anteriormente no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil e no Porsche Supercup (principal campeonato monomarca da Porsche, com corridas realizadas como preliminares dos GPs europeus de F1). Estes carros se diferenciam dos atuais 911 GT3 Cup “997” por possuírem câmbio com engates pelo “H” tradicional, freios com ABS e motores com 390 cv de potência – os “997”, entre outras diferenças, possuem câmbio seqüencial e motores com 420 cv, além de não terem ABS. “Os ‘996’ se assemelham mais com os carros de rua, sendo mais indicados para pilotos menos experientes”, explica Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup. “São legítimos Porsches de corrida e podem oferecer aos pilotos as mesmas emoções dos ‘997’ destinados aos pilotos mais experientes”. Uma das diretrizes dos organizadores foi conservar na categoria Light as características básicas do Porsche GT3 Cup, que desde 2005 é uma das categorias mais competitivas do automobilismo brasileiro. Como acontece com os “997”, os carros da Light são preparados pela organização do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, com o objetivo de dar a todos níveis idênticos de preparação e de desempenho. As corridas serão realizadas em bateria única com duração de 25 minutos mais uma volta – a mesma do Porsche GT3 Cup. Onze pilotos já confirmaram presença nas provas que serão realizadas até o final do ano. A prova do Rio de Janeiro terá a participação especial de Edu Guedes, apresentador da TV Record e participante assíduo de provas de carros GT. Ele correrá no lugar de Alan Terpins, que já acertou participação na temporada mas não irá ao Rio de Janeiro.


A lista de inscritos é a seguinte:


Número - Piloto

2 - André Posses
7 - Thomaz “Tommy” Soubihe
8 - Sylvio Alves de Barros Netto
9 - Edu Guedes
11 - Christiano Freire
18 - Carlos Ambrósio
21 - Elias Azevedo
25 - Benedito “Beny” Lago
69 - Sérgio Maggi
77 - Daniel Moraes Schneider
81 - Gil Farah
88 - Eduardo Rocha Azevedo
9 - Alan Terpins* Não corre no Rio de Janeiro


Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.FOTO: Os Porsche 911 GT3 Cup “996” voltam às pistas com a criação do Porsche GT3 Cup Light. Crédito: Pedro Bicudo/divulgação Porsche GT3 Cup. Retirado do site http://www.porsche.com.br/gt3cup/

Nenhum comentário:

Postar um comentário