sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENTREVISTA COM CACÁ BUENO, LÍDER DA TEMPORADA 2009 DA STOCK CAR V8

Em entrevista para o blog Motor Total, o atual líder da temporada 2009 da Stock Car Cacá Bueno, falou um pouco de como é o acerto do carro para a pista de Jacarepaguá. Num tom de absoluta descontração, o bi-campeão da maior categoria do esporte à motor no país, falou do que espera para o seu fim de semana, sobre o equilíbrio da Stock nos últimos tempos, e ainda deu sua opinião sobre o insólito fato da polêmica manobra da Renault em Cingapura/2008.



Rafael Rosa: Conte um pouco de como é o acerto do Stock Car para a pista do Rio, já que a mesma consome muitos pneus por ser abrasiva?


Cacá Bueno: Olha, o Rio de Janeiro não é fácil de se conseguir um acerto ideal... ele mistura partes de alta com partes de baixa. Por ser um circuito muito seletivo já complica, e ai tem dois complicadores. Um circuito que ultimamente não tem sido utilizado... tem uma porção de borracha na pista, e por isso fica muito abrasiva e um asfalto que consome muitos pneus. Se você faz um carro muito rápido teoricamente classifica bem, mas depois na corrida o desgaste de compostos te leva para trás. Um carro conservador, faz com que você seja mais rápido na corrida, mas na classificação vai largar longe dos líderes. Então não é tão fácil você encontrar o equilíbrio ideal, e mais um complicador - O tempo no Rio de Janeiro geralmente tem variado muito, tem ventado muito... pode parecer que não, mas é impressionante o que agente tira de areia de dentro do carro. O vento trás a areia da praia e chega aqui e essa pequena areia faz com que realmente o grip seja mais baixo do que o normal. O Rio é um circuito complicado de acertar e por isso mesmo prazeroso. E pra gente quanto mais difícil melhor!


Rafael Rosa: Você hoje foi 8º no primeiro treino livre e 7º no segundo. E para amanhã(Sábado), qual é a sua expectativa?


Cacá Bueno: Sexto no terceiro, quinto no Q3, quarto no Q2, e vamos assim. Terceiro no Q1 não, e já espero uma coisa melhor(risos). Tipo terceiro, segundo no Q1 e primeiro no domingo tô comprando também(brincou). Acho que é isso, trabalhar para evoluir aos poucos. A gente sabe que o carro não tá bom ainda e está um pouco longe do ideal. Tive dois pilotos que trabalham junto com a gente, o Xandinho Negrão e o Daniel Serra, que tiveram performaces melhores e trocar um pouco informação e buscar o melhor acerto. Realmente, depois de ter encontrado um bom acerto nessas últimas etapas e dessa vez a gente ficou devendo um pouco. Eu fiquei devendo um pouco no acerto do carro. Vamos trabalhar para melhorar, e acho que a gente tem bastante tempo para dar um pouco de volta. Não é que esteja ruím, você falou sétimo, não está tão ruím, acho que tinha bastante gente comprando o meu lugar hoje(risos), mas agente tem potencial para estar melhor ainda.

Rafael Rosa: Estamos perto da definição das últimas vagas para a superfinal, e pode se afirmar que o campeonato desse ano é o mais equilibrado de todos que você já disputou? Tivemos 6 pilotos diferentes vencendo nas últimas 6 etapas!


Cacá Bueno: Não sei se é o mais equilibrado, em 2006, chegou no final do ano, 5 ou 6 pilotos podiam ser campeões na última etapa. Foi um campeonato bem difícil. O fato de que 6 pilotos terem ganho, mostra uma consistência de alguns bons pilotos. Mas um grupo de 10, 12 é que tem dominado o campeonato, então acaba que esse grupo se distanciou dos demais e tem muita gente lutando pelo título mas, coloco ai 4 ou 5 equipes predominando. Então acho que o cenário não deve mudar até o final do ano. É muito difícil, Stock Car é sempre muito difícil. Mas não sei se é o mais equilibrado, mas que é o que a gente gosta de ver, que o público gosta de ver, campeonato complicado, difícil, com muita luta, muita ultrapassagem, cada hora ganhando um e vamos ver se agora repete. Quem sabe o carro zero(número do carro de Cacá Bueno), não consegue repetir uma vitória.


Rafael Rosa: O que você achou sobre a manobra deliberada da Renault em Cingapura/2008. Você acha que o Nelsinho Piquet foi conivente ou foi vítima dessa arapuca toda armada pelo Flavio Briatore e pelo Pat Symonds? A carreira dele(Nelsinho), na Fórmula 1 acabou ou ele ainda tem chance?


Cacá Bueno: Na verdade tem que perguntar mais pro Briatore e pro Nelsinho. A gente não gosta de meter muito a colher no dos outros, mas a gente pode até falar que o Nelsinho foi ingênuo. Vítima não foi não. Vítima ele não é, e ele é tão culpado quanto Symonds, tão culpado quanto Briatore e tão culpado quanto a Renault. Estava lá no meio, aceitou... Se ele propós ou se os outros propuseram, pra mim não faz a menor diferença. O fato é que teve envolvido, participou de uma artimanha que a gente não gosta de ver no esporte, não só no automobilismo, mas no esporte, a gente gosta de ver que vença o melhor e esse negócio de armar um resultado, não acho bacana. Não vou dizer que a carreira dele(Nelsinho), acabou, é um menino de talento, é um menino que pode ter pecado pela sua juventude e agente espera como brasileiro que ele retome sua carreira e que tenha sucesso no futuro, mas que dá próxima vez de repente tome um pouco de mais cuidado com suas atitudes e que possa realmente colher apenas sucessos e vitórias que ele tinha nas categorias de base e que depois se livre de muitas confusões.

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