
Se falarmos do trânsito do Rio de Janeiro que é um caos entre a zona sul e a Barra da Tijuca, ai é uma verdadeira tragédia! Perde-se muito tempo agarrado nos congestionamentos na hora de pico. O engraçado da história é que toda vez que o Brasil tem a oportunidade de poder realizar um grande evento - seja ele esportivo ou não, as autoridades resolvem se coçar e prometem o céu e a terra, afim de solucionar todos os problemas de infra-estrutura da cidade num simples passe de mágica. Os governantes só prometem e quando o fazem desviam todo o dinheiro público destinado as obras de mudança que a cidade necessita de todos nós otários que pagamos nossos impostos e não percebemos retorno algum. A farra do boi ocorrida após os Jogos Pan americanos está ai. Foram gastos 3 bilhões de reais nas construções dos complexos esportivos que no momento se encontram no mais absoluto estado de abandono e descaso da prefeitura. As autoridades Fluminenses se vangloriam afirmando que o PAN deixou um legado para a cidade do Rio de Janeiro. Que legado é esse pergunto eu? Legado de desvio de verbas e superfaturamento de obras que estouraram o orçamento da realização de todos os outros jogos pan americanos já realizados. Todo mundo comeu da fatia do bolo e foi uma verdadeira farra do boi. Desculpem a redundância com esta terminologia! Os habitantes da cidade do Rio de Janeiro não viram retorno algum passados dois anos da realização do evento.
Outra polêmica que envolve a escolha do Rio como sede de 2016, diz respeito ao automobilismo carioca que está fadado a desaparecer por completo se COI escolher a cidade brasileira na próxima sexta-feira. O projeto do COB é transformar o histórico autódromo do Rio, palco de disputas espetaculares no passado e que abrigou Fórmula 1, F-Indy e M
otovelocidade e mutilado pelas obras do Pan 2007 com as arenas Multi-uso que só servem para Shows de “Criança Esperança” da TV Globo e espetáculos de Ozzy Osbourne e Roberto Carlos , num grande complexo esportivo.(Ilustração à esquerda). Infelizmente a CBA que à época era presidida por Paulo Enéas Scaglione, não teve forças e muito menos competência e perdeu a queda de braço travada contra o antecessor de Eduardo Paes na prefeitura do Rio. Cesar Maia foi quem destruiu o kartismo na cidade e quase aniquilou o automobilismo carioca, quando planejou levantar os complexos Maria Lenk e arena Multi-uso em cima do setor norte da pista de Jacarepaguá, que já foi considerada a mais seletiva e segura da América do sul. Já Paes, que à época era secretário de obras de Maia e autorizou a construção dos elefantes brancos dentro do circuito Nelson Piquet em 2007, e que também teve pressões da TV Globo, que todo inicio de noite durante o telejornal local RJTV alertava para os atrasos das obras no autódromo de Jacarepaguá, e que sequer citava em suas reportagens que a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) era contra a mutilação do traçado, Paes teve a desfaçatez de dizer no dia 20 de setembro – data pela qual o autódromo recebeu a Stock Car e um público estimado em 40 mil pessoas segundo a Polícia Militar, que o “autódromo de Jacarepaguá está caidinho”.

Imediatamente a torcida que lotava as dependências do circuito se manifestou com uma sonora vaia contra o prefeito que na hora entregava o troféu de vencedor da prova a Daniel Serra. Já o atual presidente da CBA Clayton Tadeu Pinteiro, que também esteve no mesmo fim de semana da Stock no Rio, e conversou com alguns jornalistas em particular, afirmou que se o Rio for mesmo sede de 2016, existe um projeto de construção de um mesmo traçado nos mesmos moldes que era a antiga pista do Rio em outro local e com o nível FIA A, podendo novamente até abrigar a categoria máxima do automobilismo mundial. Se o Rio perder a corrida, Pinteiro disse que tem um plano B, que seria a reforma da atual estrutura existente que se encontra no mais absoluto estado de abandono. O mais lógico seria recuar a curva 1 do antigo traçado, refazendo todo o setor norte a frente da arena Multi-Uso e emendando o trecho com a reta oposta do outro lado da pista. Esta idéia é defendida por André Buriti, defensor do automobilismo na cidade do Rio de Janeiro e autor do blog SOS Autódromo do Rio. Agora é esperar para sabermos o que de fato vai acontecer em Copenhague/Dinamarca. Concorrem a disputa de sediar os jogos de 2016 além do Rio, Tokyo no Japão, Madri-Espanha e Chicago nos EUA.

Rio 2016 – EU NÃO QUERO!!!
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