quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RIO 2016: A CIDADE MERECE SER ESCOLHIDA?

Olá caros leitores deste blog. O anuncio sobre a cidade sede dos jogos olímpicos de 2016 se aproxima. Na sexta-feira o COI(Comitê Olímpico Internacional), vai anunciar em Copenhague/Dinamarca, a localidade que terá os direitos de realizar a maior competição intercontinental do planeta. Todos os países que já abrigaram uma competição desta magnitude tem uma grande estrutura de transportes, rede hoteleira, hospitais adequados e prontos a receber pessoas e principalmente segurança. Infelizmente, a cidade do Rio de Janeiro não tem as mínimas condições de receber um evento como este, por não possuir uma malha de metrô adequada e que te leve para todos os lugares num curto espaço de tempo, uma rede hospitalar que mal tem os recursos básicos para que os profissionais da saúde possam exercer sua profissão com dignidade e diga-se de passagem – muito mal remunerados e uma polícia também mal paga e que não consegue estar ao mesmo tempo em todos os lugares e oferecer o mínimo de tranquilidade a uma população que sofre com a violência na linha amarela ou num condomínio de luxo desses qualquer, pois não existem grades ou sistemas de circuito interno de TV que impeça a ação de criminosos que a cada dia que passa estão cada vez mais ousados e agem sobre a certeza da impunidade.




Se falarmos do trânsito do Rio de Janeiro que é um caos entre a zona sul e a Barra da Tijuca, ai é uma verdadeira tragédia! Perde-se muito tempo agarrado nos congestionamentos na hora de pico. O engraçado da história é que toda vez que o Brasil tem a oportunidade de poder realizar um grande evento - seja ele esportivo ou não, as autoridades resolvem se coçar e prometem o céu e a terra, afim de solucionar todos os problemas de infra-estrutura da cidade num simples passe de mágica. Os governantes só prometem e quando o fazem desviam todo o dinheiro público destinado as obras de mudança que a cidade necessita de todos nós otários que pagamos nossos impostos e não percebemos retorno algum. A farra do boi ocorrida após os Jogos Pan americanos está ai. Foram gastos 3 bilhões de reais nas construções dos complexos esportivos que no momento se encontram no mais absoluto estado de abandono e descaso da prefeitura. As autoridades Fluminenses se vangloriam afirmando que o PAN deixou um legado para a cidade do Rio de Janeiro. Que legado é esse pergunto eu? Legado de desvio de verbas e superfaturamento de obras que estouraram o orçamento da realização de todos os outros jogos pan americanos já realizados. Todo mundo comeu da fatia do bolo e foi uma verdadeira farra do boi. Desculpem a redundância com esta terminologia! Os habitantes da cidade do Rio de Janeiro não viram retorno algum passados dois anos da realização do evento.




Outra polêmica que envolve a escolha do Rio como sede de 2016, diz respeito ao automobilismo carioca que está fadado a desaparecer por completo se COI escolher a cidade brasileira na próxima sexta-feira. O projeto do COB é transformar o histórico autódromo do Rio, palco de disputas espetaculares no passado e que abrigou Fórmula 1, F-Indy e Motovelocidade e mutilado pelas obras do Pan 2007 com as arenas Multi-uso que só servem para Shows de “Criança Esperança” da TV Globo e espetáculos de Ozzy Osbourne e Roberto Carlos , num grande complexo esportivo.(Ilustração à esquerda). Infelizmente a CBA que à época era presidida por Paulo Enéas Scaglione, não teve forças e muito menos competência e perdeu a queda de braço travada contra o antecessor de Eduardo Paes na prefeitura do Rio. Cesar Maia foi quem destruiu o kartismo na cidade e quase aniquilou o automobilismo carioca, quando planejou levantar os complexos Maria Lenk e arena Multi-uso em cima do setor norte da pista de Jacarepaguá, que já foi considerada a mais seletiva e segura da América do sul. Já Paes, que à época era secretário de obras de Maia e autorizou a construção dos elefantes brancos dentro do circuito Nelson Piquet em 2007, e que também teve pressões da TV Globo, que todo inicio de noite durante o telejornal local RJTV alertava para os atrasos das obras no autódromo de Jacarepaguá, e que sequer citava em suas reportagens que a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) era contra a mutilação do traçado, Paes teve a desfaçatez de dizer no dia 20 de setembro – data pela qual o autódromo recebeu a Stock Car e um público estimado em 40 mil pessoas segundo a Polícia Militar, que o “autódromo de Jacarepaguá está caidinho”.
Imediatamente a torcida que lotava as dependências do circuito se manifestou com uma sonora vaia contra o prefeito que na hora entregava o troféu de vencedor da prova a Daniel Serra. Já o atual presidente da CBA Clayton Tadeu Pinteiro, que também esteve no mesmo fim de semana da Stock no Rio, e conversou com alguns jornalistas em particular, afirmou que se o Rio for mesmo sede de 2016, existe um projeto de construção de um mesmo traçado nos mesmos moldes que era a antiga pista do Rio em outro local e com o nível FIA A, podendo novamente até abrigar a categoria máxima do automobilismo mundial. Se o Rio perder a corrida, Pinteiro disse que tem um plano B, que seria a reforma da atual estrutura existente que se encontra no mais absoluto estado de abandono. O mais lógico seria recuar a curva 1 do antigo traçado, refazendo todo o setor norte a frente da arena Multi-Uso e emendando o trecho com a reta oposta do outro lado da pista. Esta idéia é defendida por André Buriti, defensor do automobilismo na cidade do Rio de Janeiro e autor do blog SOS Autódromo do Rio. Agora é esperar para sabermos o que de fato vai acontecer em Copenhague/Dinamarca. Concorrem a disputa de sediar os jogos de 2016 além do Rio, Tokyo no Japão, Madri-Espanha e Chicago nos EUA.





Nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira, o canal esportivo à cabo ESPN Brasil exibiu um programa chamado – “Especial – Atletas do Futuro” , que fez uma denúncia gravíssima sobre a política e total estado de abandono do principal centro de treinamento de atletas de auto rendimento no Brasil. O programa relatou que o Centro de Excelência do Ibirapuera – único local no país que abriga futuros atletas que almejam ser campeões olímpicos e representar o país um dia, sofre sérios problemas de verba e administração. O local não oferece as mínimas condições de infra- estrutura para os jovens que são os responsáveis pela própria limpeza do local. “O projeto Futuro” quase acabou, pois quem injeta o dinheiro lá e o governo do estado de São Paulo. O complexo necessita de uma reforma de 30 milhões de reais e está entregue as traças. O local já serviu até de camarim para o Show de Roberto Carlos – acreditem se quizer. A sala da qual os atletas do judô treinam, deu local a comitiva que trabalhou no Show do Rei. Um verdadeiro absurdo levantado pela ESPN Brasil. O renomado canal esportivo da TV fechada apurou ainda que todos os jovens que fazem parte do “Projeto Futuro”, sofrem de censura e não podem falam o que pensam, sob a pena de serem excluídos do programa. Carlos Marcelo Pistoresi – encarregado de coordenar os alojados no “Projeto Futuro”, que de futuro só tem no nome, já foi motorista do Coronel Ubiratan Guimarães(O mesmo do ataque ao presídio do Carandirú na antiga Casa de Detensão de São Paulo em 1992, é que foi assassinado em 2006). Pistoresi intimida e seleciona os jovens atletas olímpicos que utilizam uma praça pública para executar seus treinamentos, já que a pista de atletismo está com problemas. O Centro de Excelência do Ibirapuera, que já revelou atletas como Jadel Gregório e Maurren Higa Maggi, está muito longe das condições ideais para a formação de futuros campeões no Brasil. É por essas e outras mazelas é que sou completamente contra o os jogos Rio 2016 por aqui. O país não merece receber esse evento e se o COI escolher a cidade maravilhosa, estará presenteando o descaso, a corrupção e a total falta de comprometimento da quadrilha do COB capitaneada pelo Sr Carlos Artur Nuzman, com esses futuros jovens que sonham em representar o Brasil e ganhar uma medalha algum dia. O orçamento para a realização dos jogos por aqui se eles vierem está estimando num valor sete vezes maior que o gasto nos jogos Pan-americanos, e será que essas cifrar irão parar por ai? Tomara que toda a sujeira nesta republiqueta de bananas pobres não se inicie, pois estaremos perdidos...


Rio 2016 – EU NÃO QUERO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário