sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AUTÓDROMO NELSON PIQUET RIP 1978-2009

Com a eleição do Rio de Janeiro que derrotou Madri e foi escolhida pelo COI(Comité Olímpico Internacional),como sede dos jogos olímpicos de 2016, foi definitivamente decretado o fim das atividades no autódromo internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá para 2010. O circuito carioca que recebeu a Fórmula 1 por 10 anos e assistiu a disputas espetaculares entre Ayrton Senna e Nelson Piquet em 1986, o segundo lugar de Emerson Fittipaldi em 1978 com seu Copersucar, e que também já abrigou a Fórmula Indy de 1996 a 2000 e o mundial de motovelocidade, será desativado no ano que vem para dar lugar as obras que sediarão algumas modalidades dos jogos olímpicos, que pela primeira vez serão realizados na América do Sul e no Brasil. Infelizmente a história que o circuito carioca carregava foi toda ignorada e passada por cima devido a falta de sensibilidade e má fé dos governantes da cidade do Rio. Fizeram isso no Pan-americano de 2007, quando mutilaram metade do traçado e deram início a construção de três arenas esportivas que só serviram para as competições entre as américas e que hoje se encontram no mais absoluto estado de abandono. No fim de semana em que a Stock Car passou pela pista carioca - 20 de setembro, o presidente da CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) - Sr Clayton Tadeu Pinteiro, que esteve presente no autódromo carioca, prometeu que se o Rio de Janeiro fosse mesmo escolhido como sede das olimpiadas para 2016(Como realmente foi eleito hoje 2 de outubro de 2009), ele iria a Brasília e cobraria do Governo Federal uma verba de R$150 milhões de reais para a construção de um novo autódromo na cidade de nível FIA A. Agora vamos acompanhar se o Sr presidente da CBA vai de fato honrar com sua palavra e conseguir erguer uma nova praça esportiva de esportes à motor na cidade do Rio de Janeiro, pois o autódromo Nelson Piquet não existirá mais! Já aos membros do COB(Comité Olímpico Brasileiro), que enfim conseguiu trazer para cá uma olimpíada depois de duas tentativas fracassadas, resta saber se os 28,8 Bilhões de reais que serão gastos para as construções das novas instalações esportivas serão realmente aplicados de fato ou desviados. A imprensa e a sociedade em geral terá que apartir de agora começar a fiscalizar as contas com os gastos e cobrar transparência de todos os envolvidos neste processo. Que o COB tome vergonha na cara e começe de verdade a investir pesado no esporte olímpico de base e vamos torcer para que o Rio 2016 traga algum legado para a cidade do Rio de Janeiro, pois se lembrarmos do Pan de 2007, a história não foi bem a que esperávamos.

Parabéns a cidade e ao Brasil pela eleição do Rio como sede olímpica para 2016. Quanto ao autódromo internacional Nelson Piquet, foi bom enquanto existiu, e as lembranças das grandes disputas, restarão apenas ficar em nossas memórias e corações de todos os amantes do automobilismo que moram na cidade.

4 comentários:

  1. Deodoro é a próxima parada? Difícil de acreditar... Uma pena o autódromo ter este triste fim; acho que ficaria menos triste se houvesse uma tsunami na lagoa que afogasse a pista. Acho que se os amantes do automobilismo (pilotos, fãs e autoridades) não se unirem, o Rio nunca mais terá uma pista para receber corridas de carros. E esta cobrança tem de ser feita antes mesmo da primeira marretada!

    ResponderExcluir
  2. Tem razão! Resta a CBA honrar com o prometido e construir outro traçado na cidade, antes da antiga pista ser totalmente desativada!

    ResponderExcluir
  3. O acordo feito ano retrasado era de que se o país ganhasse a olimpíada o autódromo seria transferido para Deodoro, e apenas depois a pista de Jacarepguá seria demolida para dar lugar às instalações olímpicas, vc esteve na Stock e deve ter ouvido isso da boca do Cleyton Pinteiro, agora a bola está com ele, ele representa toda a comunidade automobilística brasileira, se não quiser sair desmoralizado vai ter que fazer valer o acordo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Buriti! A federação carioca terá que ter pulso firme e cobrar do Clayton esse novo projeto para a cidade! O Rio de Janeiro é uma bela praça esportiva e merece ter um autódromo digno e um esporte a motor forte por aqui! A luta continua velho! Estamos juntos nessa!!!

    ResponderExcluir