sábado, 31 de outubro de 2009

CLASSIFICAÇÃO PREVISÍVEL LEVA HAMILTON A SUA 4a POLE NA ÚLTIMA PROVA DA F1 EM 2009

Crédito da foto - gpupdate.net
O resultado final do treino oficial disputado em Yas Marina nos Emirados Arabes Unidos, era sabidamente previsível e claro, depois do amplo domínio do time da Mclaren nos treinos livres de ontem e hoje. O circuito de Abu Dhabi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, conta com a maior reta do calendário no setor 2 da pista e curvas de baixa velocidade contornadas em segunda e terceira marcha. Levando-se tudo isso em conta aliado ao Kers(Sistema de recuperação de energia cinética), que a equipe de Woking tem, o inglês Lewis Hamilton passeou no mais belo cenário construído pelos xeques árabes e seus petrodólares, e alcançou facilmente a sua quarta pole-position na temporada 2009 da Fórmula 1 que se encerra neste fim de semana. O atual campeonato da categoria máxima que já congratulou Jenson Button como o mais novo campeão mundial no GP do Brasil, poderá revelar mais uma prova chata e monótona, a exemplo do que foi no Japão. Yas Marina com seu luxuoso e imponente hotel encravado no autódromo, bem como os iates ancorados na mini-baia feita num local onde antes só existia terra e areia, é linda tanto de dia como à noite, mas já é alvo de inúmeras críticas de toda a mídia especializada, por não proporcionar nenhum grande desafio aos pilotos, já que a mesma não tem curvas de alta, a exemplo do traçado de Istambul planejado pelo mesmo renomado e tão solicitado Tilke. Parece que desta vez o germânico errou a mão na hora de desenhar os contornos e lançou uma sequência chata e idiotizada de relevês que não passam de um simples ato do piloto virar o volante para a esquerda e direita. Nessa brincadeira a Mclaren que sofria com um acerto em pistas de alta, casou direitinho com esta configuração.

Resumo do que ocorreu na classificação oficial:

Q1: Hamilton foi o mais veloz. Fernando Alonso, Vitantonio Luizzi, Adrian Sutil, Romain Grosjean e Giancarlo Fisichella ficaram de fora do Q2. Definitivamente foi uma qualificação melancólica e trágica para o espanhol que se despede da equipe gaulesa nesse ano e fará dupla com Felipe Massa na Ferrari em 2010.

Q2: Nenhuma surpresa, e Hamilton voltou a liderar. Ele foi o único competidor a andar na casa de 1 minuto e 39 segundos. Kimi Raikkonen com a outra Ferrari ficou de fora da disputa da super pole. Pela primeira vez em 16 anos o time de Maranello não fez uma pole-position numa temporada. Fato este que não acontecia desde a longínqua temporada 92/93. Sem dúvidas é um ano em que a cúpula ferrarista tem que esquecer, pois o projeto do F60 foi um verdadeiro fiasco. Além do finlandês, ficaram na segunda parte Kamui Kobayashi, Heikki Kovalainen(Punido por trocar de câmbio e parte do décimo oitavo lugar), Kazuki Nakajima e Jaime Alguersuari.

Q3: Confirmação do colossal domínio de Hamilton, que novamente foi o mais rápido e faturou a pole-position. Lewis disputou a posição de honra com Webber e Vettel – Ambos registraram a ponta provisória antes do piloto de woking cruzar a linha de chegada com os cronômetros zerados e levar a melhor.

Grid de largada GP de Abu Dhabi - Atualizado:
1 Lewis Hamilton
2 Sebastian Vettel
3 Mark Webber
4 Rubens Barrichello
5 Jenson Button
6 Jarno Trulli
7 Robert Kubica
8 Nick Heidfeld
9 Nico Rosberg
10 Sébastien Buemi
11 Kimi Raikkonen
12 Kamui Kobayashi
13 Kazuki Nakajima
14 Jaime Alguersuari
15 Fernando Alonso
16 Vitantonio Liuzzi
17 Adrian Sutil
18 Heikki Kovalainen(Punido)
19 Romain Grosjean
20 Giancarlo Fisichella

A largada para o GP em Abu Dhabi neste domingo está prevista para as 11 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário