sábado, 17 de outubro de 2009

DUAS HORAS E 40 MINUTOS DEPOIS, E 1h20 DE PARALIZAÇÃO ENTRE O Q1 E O Q2, BARRICHELLO É POLE NO GP BRASIL

Crédito da foto - gpupdate.net
Foi a mais longa sessão de treinos oficiais de todos os tempos da Fórmula 1. A exemplo do que ocorreu no terceiro treino livre pela manhã, a pratica da definição do grid de largada que começou as 14:00hs da tarde, foi novamente cancelada faltando 15 minutos para o término do Q1, em decorrer das fortíssimas trombas d'água que caiam insistentemente sobre o autódromo Jose Carlos Pace. No começo, Sebastian Vettel da Red Bull, foi o primeiro a ir para a pista e cravou 1'39''649. Giancarlo Fisichella com sua Ferrari acabou rodando na cruva do sol e os comissários esportivos da prova entenderam que era melhor a sessão não prosseguir até que as condições meteorológicas melhorassem. Além de Vettel e Fisico, Alguersuari, Rosberg, Grosjean, Nakajima e Buemi foram os pilotos que foram para a pista antes da interrupção. Quando a sessão de Qualificação 1 foi novamente validada, Vitantonio Liuzzi, Sebastian Vettel, Heikki Kovalainen, Lewis Hamilton, Nick Heidfeld e Giancarlo Fisichella foram eliminados. Vettel que era considerado por muitos o favorito para faturar a pole nas condições que o carro das bebidas energéticas melhor se comporta - frio e chuva, desceu do carro extremamente irritado e definitivamente deu adeus a disputa pelo campeonato. O atual campeão do mundo Lewis Hamilton definiu a condição de seu carro como horríveis. Hamilton que esperava largar na dianteira teve que se contentar com um décimo oitavo lugar. Já na Q2, quando faltavam 12 minutos para o fim, Liuzzi perdeu o controle de sua Force India na reta principal e bateu forte no pit wall e foi parar na barreira de pneus do outro lado. Felizmente o italiano nada sofreu. Novamente os comissários paralizaram tudo pois a tormenta era intensa e era acompanhada de raios e trovões. Depois de mais de duas horas regulamentares e exatos 1 hora e 20 minutos de interrupção, para que as fortes chuvas parassem no entorno do autódromo Jose Carlos Pace, pois as condições na pista de Interlagos eram as piores possíveis, Rosberg novamente despontou após o reinício do Q2, e foi o primeiro a baixar o tempo para 1'21''815, e depois foi superado por Raikkonen, e por sua vez posteriormente por Webber. No fim, o alemão da Williams fez o melhor tempo do Q2. O líder do mundial 2009 Jenson Button - único piloto que pode sair do Brasil como campeão, ficou de fora da super pole e larga apenas em décimo quarto. Kamui Kobayashi da Toyota consegui um ótimo 8 posto e o estreante passou para o Q3. O japonês parte em décimo primeiro. Na disputa para a pole-position, Rubens Barrichello altamente conhecedor de todos os atalhos do traçado de Interlagos, disputou ferrenhamente a pole position com o polonês Robert Kubica da BMW Sauber, Nico Rosberg da Williams, Mark Webber da Red Bull e Jarno Trulli da Toyota. Com a pista um pouco mais seca, Rubens optou pelos pneus intermediários e cravou 1'19''576 e novamente voltou a conquistar a posição de honra em seu país depois de 5 anos em Interlagos. O público que não arredou pé do do autódromo, foi a loucura e gritou: "Rubinho, Rubinho, Rubinho." Agora resta saber se o veterano irá alcançar o seu primeiro triunfo na sua décima sétima disputa de GP Brasil de F1. Em dezesseis oportunidades, Rubens Barrichello abandonou em onze. Tomara que o brasileiro quebre esse tabú amanhã e dê fim a este triste retrospecto, pois dessa vez Barrichello tem um ótimo equipamento nas mãos.
Grid de largada do GP Brasil
1 Rubens Barrichello
2 Mark Webber
3 Adrian Sutil
4 Jarno Trulli
5 Kimi Raikkonen
6 Sebastien Buemi
7 Nico Rosberg
8 Robert Kubica
9 Kazuki Nakajima
10 Fernando Alonso
11 Kamui Kobayashi
12 Jaime Alguersuari
13 Romain Grosjean
14 Jenson Button
15 Vitantonio Liuzzi(Punido por trocar de câmbio devido ao acidente na Q2)
16 Sebastian Vettel
17 Heikki Kovalainen
18 Lewis Hamilton
19 Nick Heidfeld
20 Giancarlo Fisichella

Nenhum comentário:

Postar um comentário