segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FANFARRONICE POLÍTICA!

Instantes atrás recebi do amigo André Buriti, autor do Blog SOS Autódromo do Rio pelo twitter um link para o post que ele escreveu intitulado "Pisando os confetes". Fiquei estarrecido mas não surpreso em um determinado trecho do texto que revelou uma declaração do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, em seu blog pessoal

Abaixo segue as declarações de Maia, retiradas do blog SOS Autódromo do Rio:


O AUTÓDROMO DO RIO E O PARQUE OLÍMPICO!

1. A inclusão pelo COB, no projeto olímpico 2016, de toda a área do autódromo Nelson Piquet, do Rio, como Parque Olímpico, onde ficarão situados outros equipamentos esportivos além dos atuais Arena, Parque Aquático e Velódromo, construídos para o PAN [concedidos em 2007/08 à GL (Arena) e ao próprio COB (os demais)], necessitou de um acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo, no sentido que se o Rio fosse cidade-sede para 2016, a desmobilização do autódromo só ocorreria com a construção de outro autódromo previamente.

2. Os locais alternativos para o novo autódromo foram analisados, sempre procurando aproximá-los de aeroporto, para facilitar o transporte de carros e motos. Na medida em que os equipamentos esportivos adicionais que serão construídos, tem um tempo elástico para ocorrer (à diferença de metrô ou T 5, cujos prazos são exíguos, ou as Vilas, cujos prazos são menos elásticos), essa decisão deve ser tomada imediatamente.

3. A CBA já demonstrou na justiça seus direitos sobre a permanência do autódromo, mas aceitou transferi-lo de forma a colaborar com os JJOO-2016. Mas para isso será necessário que o novo autódromo seja construído imediatamente, o que é uma obra de no máximo dois anos (pista, boxes e arquibancadas), o que não afetaria o uso da área como Parque Olímpico.

4. Dessa forma, a primeira medida a ser adotada é a construção no novo autódromo do Rio, para não se atrasar a construção dos equipamentos, o que só pode ocorrer com o novo autódromo em estado adiantado de construção.

Cesar Maia que pertence ao partido dos Democratas, que a tempos atrás quando era prefeito da cidade, deixou de acordar as respectivas renovações de contrato com a Fórmula Indy e o Mundial de Motovelocidade no início dos anos 2000, e posteriormente largou as traças o autódromo, chancelando e dando início ao projeto de destruição do setor norte do circuito internacional Nelson Piquet para a construção dos elefantes brancos(Maria Lenk, Arena Multi-uso e velôdromo), hoje presentes dentro do traçado carioca e sem qualquer utilização.

Agora o político quer se vangloriar e sair em defesa do esporte à motor na cidade, que nos seus tempos áures recebeu até a Fórmula 1. Maia que tenta retornar ao cenário político fluminense como governador do estado, quer defender a causa de todos os apaixonados por velocidade que moram no Rio de Janeiro e principalmente levantar a bandeira de André Buriti - Este verdadeiramente o defensor do esporte à motor no Rio de Janeiro.

Realmente não é surpresa tal atitude de Cesar Maia em seu blog, mas tudo isso leva a crer e a entender que ele quer utilizar a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo), como trampolim ou massa de manobra para tentar conquistar o eleitorado carioca, já que atualmente o político tem alta rejeição. Maia que em sua gestão tentou trazer os jogos olímpicos para cá e fracassando, era aliado político de Eduardo Paes no seu mandato, e hoje são inimigos políticos.

Tomara que a CBA não caia nessa fanfarronice política criada por Maia, e que este senhor não venha a atrapalhar e impedir com o que realmente a entidade tem à cumprir com o que prometeu, ao receber a verba do governo federal que está na casa de R$130 milhões de reais, e realmente dê início o quanto antes as obras de construção de um novo circuito na cidade, pois as olimpíadas de 2016 agora é do Brasil, mas atualmente o automobilismo carioca é que foi literalmente para o saco!

3 comentários:

  1. Mandou bem Rafael, essa luta é de todos nós que gostamos de autombilismo, não vamos deixar que o ex-alcaide se aposse de nossa luta legítima.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza Buriti! Que a CBA fique com os olhos arregalados!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Rafael,
    A luta continua ( como já disse o Presidente Nunca Antes Nesse País ... ). Dias 17 e 18, em especial no dia 18 de Outubro próximo, teremos novas etapas dos Campeonatos de Marcas, Turismo Super-Light e Arrancada do RJ, no moribundo Autódromo de Jacarepaguá. Vamos todos lá, e junto com pilotos, FAERJ, CBA e outros aficonados (sem o Cesar Maia) iniciar, desde já, a pressão sobre a "Otoridades" prá fazer valer o acordo judicial e marcar o início do movimento "Pró-novo Autódromo do Rio de Janeiro". Eu estarei lá. E vocês ????

    ResponderExcluir