segunda-feira, 16 de novembro de 2009

BRAWNGP SAI DE CENA, MERCEDES ASSUME O CONTROLE E ENCERRA MATRIMÔNIO COM MCLAREN

Crédito da foto - http://blog-do-ico.blogspot.com/
Em entrevista coletiva na cidade alemã de Frankfurt, o diretor executivo da Mercedes-Benz Dieter Zetsche(foto à esquerda), anunciou a compra de 75,1% da BrawnGP, que encerra a sua curta e meteórica passagem pela Fórmula 1. O time de Ross Brawn que herdou o espólio da Honda no fim de 2008, se transformou da noite para o dia como a única escuderia estreante de toda a história da categoria máxima a faturar o mundial de pilotos com Jenson Button, e o campeonato de construtores, agora se chamará MercedesGP em 2010. De quebra poderemos ver a participação de dois pilotos alemães para a próxima temporada. Nico Rosberg e Nick Heidfeld são os mais cotados, mas por enquanto são só especulações...

Com esse novo acordo, a montadora germânica rompe o seu vínculo com a Mclaren Group, e esta por sua vez terá que comprar de volta as ações da Mercedes até 2015, afim de que tenha o fornecimento de motores garantido.

Sendo assim a Mercedes retorna ao cenário da Fórmula 1 como equipe própria desde 1958. A marca já se fazia presente desde o mundial de 54, mas o mesmo ainda não era constituído pela disputa de construtores.

A nova MercedesGP vai totalmente na contramão das outras montadoras que se retiraram da Fórmula 1 num curto espaço de 1 ano. Primeiro foi a Honda, que virou Brawn e hoje foi adquirida pela Mercedes. Meses antes a BMW anunciou que não iria mais permanecer na categoria máxima, e no começo deste mês foi à vez da Toyota dizer adeus.

A Mercedes viu na BrawnGP a melhor maneira de aparecer e fazer sucesso no meio desse turbilhão de incertezas em que o mundo atravessa com a crise econômica, e o melhor: tornou a escuderia de Woking que antes era sua parceira, em cliente. Um verdadeiro e autêntico negócio da China esse hein!

O casamento entre Mclaren e Mercedes depois de 14 longos anos enfim acabou. A união entre os dois rendeu quatro títulos – Os dois campeonatos do mundo de Mika Hakkinen 1998 e 1999, mais o de construtores em 98, e o título de Lewis Hamilton ano passado.

Abaixo todos os números da parceria juntamente com seus respectivos pilotos da época:

Títulos Mundiais de Pilotos:

3 (Mika Hakkinen em 1998 e 1999; Lewis Hamilton em 2008)

Títulos Mundiais de Construtores:

1 (1998)

Vitórias:

59

20 - Mika Hakkinen
12 - David Coulthard
10 - Lewis Hamilton
9 - Kimi Raikkonen
4 - Fernando Alonso
3 - Juan Pablo Montoya
1 - Heikki Kovalainen


Pole positions:

63

26 - Mika Hakkinen
14 - Lewis Hamilton
11 - Kimi Raikkonen
7 - David Coulthard
2 - Juan Pablo Montoya
2 - Fernando Alonso
1 - Heikki Kovalainen

Voltas mais rápidas:

68

Pódios:

178

Pontos:

1423

Nenhum comentário:

Postar um comentário