domingo, 29 de novembro de 2009

O AUTOMOBILISMO DO RIO AINDA VIVE! ATÉ QUANDO?

Foto - André Buriti - Blog SOS Autódromo do Rio
Na noite desse domingo, conversei rapidamente com o amigo André Buriti, do blog SOS Autódromo do Rio via Twitter
Buriti que é um implacável defensor do esporte à motor na cidade do Rio de Janeiro, me avisou ainda ontem(28 de novembro - sábado) que o Campeonato Carioca de Turismo e Arrancadas poderia ser o último evento no moribundo circuito Internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá, já que o espaço está fadado a desaparecer por completo quando as obras para a construção do COT(Centro Olímpico de Treinamento) começarem de fato, já que este é um dos projetos do COB(Comitê Olímpico Brasileiro) para a realização das olimpíadas de 2016. Na foto acima, uma faixa de protesto estendida na mão dos pilotos e produzida por Buriti, reflete e bem o sentimento de todos os praticantes e amantes do automobilismo da cidade, com a seguinte frase: "O Rio não pode ficar sem autódromo. Automobilismo também é esporte!"
Segundo Buriti, Edson Santos, atual ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do PT(Partido dos Trabalhadores), esteve nas dependências do autódromo e ficou com um abaixo assinado para encaminhar o mesmo até Brasília. Porém, Edson Santos que defende a comunidade Vila do Autódromo – esta que fica no entorno do autódromo carioca, em 2006 quando era vereador, embarcou na onda do primeiro projeto de salvação do traçado fluminense, que à época era capitaneado por Peter Van Voorst Vader – diretor do consório Rio Sport Plaza, que prometia manter a pista íntegra, mesmo com as alterações para o PAN de 2007. O resto da história, infelizmente todos nós já sabemos... A construção da arena Multi-Uso justamente no setor norte do traçado, mutilaram o autódromo de Jacarepaguá, e acabaram definitivamente com as possibilidades de se realizar algum evento internacional.
Leia abaixo as declarações da Rio Sport Plaza no dia 14 de Abril de 2005, dois anos antes da destruição do autódromo, retirada do próprio blog SOS Autódromo do Rio e publicada por André Buriti em 22 de Janeiro de 2006, com o título - “Estão tentando vender gato pro lebre”
Titulo: RIO SPORT PLAZA DIZ QUE SALVARÁ JACAREPAGUA
Subtitulo:Peter Vader, membro do consorcio vencedor da licitação para a reforma do autódromo para o Pan 2007, da sua versão sobre a polemica das obras no circuito carioca
O automobilismo carioca esta salvo! Este é segundo Peter Vader, membro do consorcio Rio Sports Plaza (formado pelas construtoras Camargo Correa e Odebrecht), um dos objetivos das obras para o Pan 2007. Ele diz que o traçado original será mantido praticamente o mesmo, apenas cerca de 100 m menor, para a disputa de GPs, sejam de Formula 1 ou do MotoGP. Um segundo traçado, com 3 108 m devera ser utilizado para provas nacionais. "Mas se alguma categoria quiser utilizar o traçado maior pode, desde que arque com o aluguel de toda a área, uma vez que este setor terá novos prédios", explica Vader. Para ele, não e vantagem já que há uma tendência no automobilismo mundial para circuitos menores. "A F1 leva pouco mais de 1 min para percorrer o traçado maior, enquanto um carro de turismo nacional leva mais de 2 min. Não tem graça! Com o circuito menor as provas serão mais disputadas e atraentes para o publico", justifica. Vader diz ainda que as obras garantirão a existência do circuito, uma vez que ele corre o risco de desaparecer. "Se continuar no estado em que esta atualmente, um novo governante pode desapropriar o terreno e transforma-lo em um condomínio residencial", alerta. De acordo com a assessoria de comunicação da CBA, a entidade e técnica e, portanto não questiona os croquis apresentados pelo Rio Sports Plaza ate que o consorcio apresente um projeto técnico para homologação, tanto da CBA quando da FIA. Ate o momento, a CBA ainda não recebeu esse projeto."


Depois que o COI(Comitê Olímpico Internacional) escolheu o Rio como sede dos jogos de 2016, muito se falou que a cidade não ficaria sem autódromo, já que existe um acordo assinado entre Prefeitura, Governo Federal e COB, para que uma nova praça de esportes à motor seja erguida na cidade. O projeto que só existe no papel, ainda não foi executado de fato, e tomara que seja e logo, antes que a primeira retro escavadeira dê fim ao que um dia foi o autódromo mais seletivo e seguro de toda a América latina, e quiçá do mundo! E até quando o automobilismo do Rio viverá?

Um comentário:

  1. Boa Rafael, temos de ficar de olho em tipos como o Peter, que posam de "salvadores da pátria", mas que na verdade estão ali penas para amealhar lucro fácil com o trabalho dos outros.
    É como coloquei lá no blog, minhas fontes confirmam que o autódromo funcionará em 2010, eu ainda tenho minhas dúvidas saberemos em breve na última prova do campeonato em dezembro, e eu estarei lá para saber a verdade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir