quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SAYONARA TOYOTA...

A crise econômica mundial aniquila mais um nesta semana! Depois de 139 grandes prêmios disputados e apenas três poles-positions desde a sua estréia na Fórmula 1 em 2002, sem nenhuma vitória no curriculo, a equipe Toyota de F1 divulgou nesta quarta feira no Japão, que irá se retirar da categoria máxima depois de 8 temporadas. Os rumores de que o time nipônico deixaria de fato a Fórmula 1, já circulavam na imprensa especializada há muito tempo e hoje se confirmou de fato. O anúncio oficial só seria realizado no domingo, mas seria bobagem ficar escondendo algo que estava no ápice de ocorrer como afirmou o chefe de equipe Tadashi Yamashina, que chorou copiosamente ao ser questionado pelos jornalistas sobre o futuro do automobilismo japonês e bem como de seus pilotos, mas reiterou que o TMC "Toyota Motor Company” continuará de alguma forma investindo no esporte a motor do Japão e estará sempre apoiando as categorias de base do país. Desde o anúncio da debandada da F1 de sua rival a Honda no fim de 2008 por conta da crise econômica que quase deixaram a pé se não fosse Ross Brawn salvar o espólio, o campeão de 2009 Jenson Button e Rubens Barrichello – este correrá pela Williams em 2010, já é a terceira montadora a encerrar suas atividades, pois a BMW divulgou meses atrás que também não permanecerá na categoria máxima.

Além do italiano Jarno Trulli, do alemão Timo Glock e do japonês Kamui Kobayashi – este que substituiu com muito brilhantismo e puro talento o alemão Glock que se machucou nos treinos oficiais do GP do Japão, e vinha sendo cotado para assumir a titularidade na escuderia da terra do sol nascente, passaram pela Toyota nesses últimos 8 anos de muitos investimentos e poucos resultados, Ralf Schumacher – irmão de Michael, os brasileiros Cristiano da Matta e Ricardo Zonta, o finlandês Mika Salo e o escocês Alan McNish.

Mal bem o mundial 2009 havia se encerrado em Abu Dhabi, a crise econômica mundial já havia feito uma vítima também do Japão. A principal fornecedora de pneus da F1 Bridgestone, divulgou na segunda-feira, que não renovaria o contrato para 2011, e os compostos só permanecerão por mais um ano calçando os times. Agora é a Toyota que diz Sayonara. No fim das contas o lunático do Sr Max Mosley ex-presidente da FIA, era quem estava completamente certo ao propor o enxugamento dos gastos na Fórmula 1 com o teto orçamentário, que causou uma crise sem precedentes entre FOTA e FIA no meio da temporada de 2009 e quase rachou a categoria.


Quem será a próxima vítima destes tentáculos venenosos da crise?

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