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Em entrevista coletiva na cidade alemã de Frankfurt, o diretor executivo da Mercedes-Benz Dieter Zetsche(foto à esquerda), anunciou a compra de 75,1% da BrawnGP, que encerra a sua curta e meteórica passagem pela Fórmula 1. O time de Ross Brawn que herdou o espólio da Honda no fim de 2008, se transformou da noite para o dia como a única escuderia estreante de toda a história da categoria máxima a faturar o mundial de pilotos com Jenson Button, e o campeonato de construtores, agora se chamará MercedesGP em 2010. De quebra poderemos ver a participação de dois pilotos alemães para a próxima temporada. Nico Rosberg e Nick Heidfeld são os mais cotados, mas por enquanto são só especulações...
Com esse novo acordo, a montadora germânica rompe o seu vínculo com a Mclaren Group, e esta por sua vez terá que comprar de volta as ações da Mercedes até 2015, afim de que tenha o fornecimento de motores garantido.
Sendo assim a Mercedes retorna ao cenário da Fórmula 1 como equipe própria desde 1958. A marca já se fazia presente desde o mundial de 54, mas o mesmo ainda não era constituído pela disputa de construtores.
A nova MercedesGP vai totalmente na contramão das outras montadoras que se retiraram da Fórmula 1 num curto espaço de 1 ano. Primeiro foi a Honda, que virou Brawn e hoje foi adquirida pela Mercedes. Meses antes a BMW anunciou que não iria mais permanecer na categoria máxima, e no começo deste mês foi à vez da Toyota dizer adeus.
A Mercedes viu na BrawnGP a melhor maneira de aparecer e fazer sucesso no meio desse turbilhão de incertezas em que o mundo atravessa com a crise econômica, e o melhor: tornou a escuderia de Woking que antes era sua parceira, em cliente. Um verdadeiro e autêntico negócio da China esse hein!
O casamento entre Mclaren e Mercedes depois de 14 longos anos enfim acabou. A união entre os dois rendeu quatro títulos – Os dois campeonatos do mundo de Mika Hakkinen 1998 e 1999, mais o de construtores em 98, e o título de Lewis Hamilton ano passado.
Abaixo todos os números da parceria juntamente com seus respectivos pilotos da época:
Títulos Mundiais de Pilotos:
3 (Mika Hakkinen em 1998 e 1999; Lewis Hamilton em 2008)
Títulos Mundiais de Construtores:
1 (1998)
Vitórias:
59
20 - Mika Hakkinen
12 - David Coulthard
10 - Lewis Hamilton
9 - Kimi Raikkonen
4 - Fernando Alonso
3 - Juan Pablo Montoya
1 - Heikki Kovalainen
Pole positions:
63
26 - Mika Hakkinen
14 - Lewis Hamilton
11 - Kimi Raikkonen
7 - David Coulthard
2 - Juan Pablo Montoya
2 - Fernando Alonso
1 - Heikki Kovalainen
Voltas mais rápidas:
68
Pódios:
178
Pontos:
1423
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