Exatos 15 anos completados na data de hoje, em 13 de Novembro de 1994, o alemão Michael Schumacher conquistava o seu primeiro título na Fórmula 1, dos sete que tem em seu bolso. A imprensa mundial que apontava o conjunto Senna-Williams-Renault imbatível, e considerava o piloto brasileiro como virtual campeão daquele cenário, não só viu uma Williams que não era nem sombra dos modelos FW-15B de 1993, como também acompanhou a tragédia de Imola, que culminou no desaparecimento de Senna e Ratzenberger e o forte acidente de Barrichello.
Tão grave quanto à ferida aberta no fatídico GP de San Marino, foi também a forma de como Schumacher alcançou seu primeiro triunfo na categoria máxima. Antes de sofrer seu acidente fatal, Ayrton denunciava e alertava que a combinação Benetton-Ford estava totalmente fora do regulamento técnico da Fórmula 1, que à época havia proibido o controle de tração, suspensão ativa e câmbio automático. Mas a pior das irregularidades estava na máquina de reabastecimento da equipe de Flavio Briatore. Afim de que Schumacher fosse mais rápido na entrada e saída dos boxes, Briatore retirou a válvula de segurança da mangueira de reabastecimento. Com isso o bólido do alemão era abastecido mais rapidamente. Esta nebulosa manobra do time italiano quase tirou a vida do holandês Jos Vestappen e dos mecânicos no GP da Alemanha em Hockenheim. A Fórmula 1 não estava acostumada com o procedimento de abastecer carros, já que era a primeira temporada pela qual tal ato era executado.
Abaixo o vídeo de como o fogo se alastrou rapidamente em volta do carro de Vestappen:
O Show de atos reprováveis teve seu gran finale na última corrida do ano, em Adelaide na Australia. O inglês Damon Hill da Williams, que disputava o campeonato do mundo com Schumacher, ao superar o piloto alemão, quase foi jogado para fora do traçado. Schumacher quase capotou com sua Benetton, e mesmo não completando a corrida, conquistava o seu primeiro mundial com um ponto de vantagem sobre Hill. Foi um verdadeiro anti-clímax para todos que acompanhavam a prova.
A FIA nada fez com as manobras obscuras de Briatore e sua Benetton nos bastidores e assim foi a tônica do campeonato de 1994, manchado por tragédias e trapaças.
Abaixo o vídeo com o acidente de Schumacher e Hill em Adelaide, que deu o primeiro campeonato do mundo ao alemão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário