segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

QUINTA FEIRA,30 DE MARÇO DE 1972 - O PRIMEIRO GP DO BRASIL DE F1

Parece estranho, mas foi no meio de uma semana que a relação Fórmula 1 e Brasil começou...

Em 30 de março de 1972, em plena quinta-feira, a categoria máxima desfilava pela primeira vez no país em uma prova extra-campeonato. E com um público que condiz com os tempos áureos do estádio Mário Filho - Maracanã, Interlagos recebeu cerca de 150 mil pessoas, que acompanharam encantadas toda aquela grande novidade.

Este vídeo raro com a transmissão do 1º GP do Brasil de Fórmula 1, já circula pelo You Tube desde o início do mês de dezembro. Todos os blogs especializados já deram destaque a ele. Entretanto, pensando na escassez de assuntos voltados ao automobilismo neste ano que se encerra, resolvi postar somente agora.

Vejam abaixo as máquinas que correram nos quase 8 Km de extensão do antigo traçado de Interlagos com narração de Tércio de Lima e Geraldo José na TV Globo, que transmitia o evento em cores pela primeira vez em caráter experimental. O grande destaque desta prova que não valia pontos no mundial, foi a disputa entre os irmãos Fittipaldi - Emerson e Wilson. Wilsinho largou na ponta, mas em pouco tempo Emerson tomou-lhe a dianteira e a apenas 5 giros do fim abandonou com problemas na suspensão traseira de sua Lotus 1972 B. A vitória caiu no colo do argentino Carlos Reutemann, com Ronnie Peterson em segundo e Wilson Fittipaldi Jr em terceiro lugar. Agora, outra coisa que impressiona, é a qualidade destas imagens raras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário