sexta-feira, 12 de junho de 2009

EIS A LISTA DA FIA COM AS 13 EQUIPES INCLUIDAS PARA 2010

Depois de 45 dias de muitas guerras e tiroteios nos bastidores da principal categoria do automobilismo internacional, enfim a FIA(Federação Internacional de Automobilismo), revelou hoje 12/06, as 13 equipes que irão compor o grid de largada para a temporada 2010 da Fórmula 1. São elas:

Ferrari
Toro Rosso - motor a ser anunciado
Red Bull - motor a ser anunciado
Williams Toyota
Force India Mercedes
Campos Cosworth
Manor Cosworth
Team US F1 Cosworth
McLaren Mercedes*
BMW Sauber*
Renault*
Toyota*
Brawn - motor a ser anunciado*

OBS: Os times que carregam o asterístico ao lado, não aceitaram totalmente alguns topicos das regras que irão vigorar o campeonato do ano que vem, e não confirmaram presença no mundial de 2010. Mesmo assim, a FIA os incluiu. As 5, tem um prazo de até no máximo uma semana para se reunirem com Max Mosley, afim de discutirem em reunião, suas respectivas reivindicações.

As duas surpresas dessa lista foi o aparecimento da Manor, escuderia pela qual integra o campeonato inglês de F3 e é capitaneada por John Booth, dirigente da categoria, e por Nick Wirth, ex-chefe da extinta equipe Simtek, e ex-desenhista da Benetton. E a não inclusão da Prodrive de David Richards. Já a Campos Meta, do ex-piloto Adrian Campos e a americana USF1 de Ken Anderson e Peter Windsor,(que deverá mudar sua nomenclatura, devido as imposições de Bernie Ecclestone), e vai se chamar USGPE, receberão os motores da Cosworth, que estava fora da categoria desde 2006, quando fornecia seus propulsores a Williams. Da lista das 5 revoltadas que declararem desistência de correr em 2010, por não concordar com as atuas regras aprovadas para o próximo mundial, os times que ficaram de fora poderão ser incluidos. Dos males o menos, pois novamente teremos 26 carros na pista, fato esse que não acontecia desde o GP de Mônaco do distante ano de 1995, que foi vencido por Michael Schumacher com um Benetton-Renault.

Porém, uma batalha ainda está muito longe de ser encerrada, pois a equipe italiana Ferrari em nota enviada a FIA, revelou que não correrá em 2010 enquanto a história do teto orçamentário estipulado em £40 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 128 milhões de reais), a nova assinatura de um novo pacto de concórdia que vai até 2012 e a redução de gastos proposto pelos times inclusos não cairem por terra. A equipe do "Cavallino Rampante", não gostou nem um pouco da FIA ter incluído seu nome na lista revelada nessa sexta-feira 12 de Junho. A casa de Maranello terá que se decidir de uma vez por todas: Ou aceita correr ano que vem ou levará uma baita multa por reicindir um contrato firmado com a FOM(Fórmula One Management), que vai até 2014. Que novela mexicana hein amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário