sexta-feira, 31 de julho de 2009

BRASIL ABRE A TEMPORADA 2010 DA IRL, QUE NÃO ADIANTOU A CIDADE SEDE DO EVENTO!

Durante a coletiva de imprensa ocorrida a cerca de duas horas atrás no Kentucky Speedway, palco da décima segunda etapa da IRL que acontesse neste sábado(foto à esquerda), Terry Angstadt, presidente da Indy Race League, finalmente divulgou o tão esperado calendário de 2010. E coube ao Brasil a tarefa de abrir a próxima temporada, depois de 10 anos sem que o país assistisse o desfile dos carros da principal categoria de monopostos norte-americana. A última vez em que os bólidos estadunidenses estiveram por aqui foi no ano de 2000, no oval Emerson Fittipaldi no Rio. Angstadt disse que os principais motivos do Brasil novamente estar compondo o calendário da Indy foram as boas relações com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a APEX, fornecedora do etanol brasileiro que abastesse os carros da categoria, a quantidade de pilotos nacionais e a grande paixão dos brasileiros pelas corridas de fórmula. Angstadt preferiu não divulgar a cidade sede da abertura da temporada 2010, mais ao que tudo indica, segundo uma entrevista de Carlo Gancia - Representante da Indy no Brasil, ao blog do jornalista Victor Martins, que as negociações entre parceiros comerciais estão muito adiantadas e o Rio de Janeiro deve mesmo vencer essa disputa acirrada. Campinas, Ribeirão Preto e Brasília, são as outras 3 localidades que também concorrem junto com a cidade carioca. As outras novidades também presentes na lista foram a aparição da pista mista de Birmingham em Alabama, e as exclusões das tradicionais corridas ovais em Milwaukee e Richmond. Agora, que me desculpem a redundância, mas ainda paira mais uma vez aquela questão, caso o Rio seja confirmado: E O AUTÓDROMO NELSON PIQUET PREFEITO EDUARDO PAES? O SR, INSISTE EM QUERER REALIZAR A PROVA NO ATERRO DO FLAMENGO, UMA VEZ QUE TEMOS UMA ESTRUTURA JÁ PRONTA NA ZONA OESTE DA CIDADE E É SÓ REFAZÊ-LA, SEM GASTAR MUITO DINHEIRO! Outra coisa, caso a corrida venha a ocorrer no local que é tombado pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), irá provocar a ira de todos os ambientalistas da cidade, pois todo o trabalho de conservação do jardim será totalmente destruido, sem falar nos transtornos que o evento poderá provocar no trânsito e arredores, e mais a questão da poluição sonora junto aos prédios residenciais. O prefeito irá brigar com muita gente se quiser trazer o evento para o Aterro do Flamengo, pois já existem muitas pessoas que são inteiramente contra.



Eis abaixo o calendário completo com as provas de 2010 da IRL

14 de março - Brasil (pista a confirmar)
28 de março - St. Petersburg (rua)
11 de abril - Barber Motorsports Park (misto)
18 de abril - Long Beach (rua)
1 de maio - Kansas Speedway (oval)
30 de maio - Indianapolis Motor Speedway (oval)
12 de junho - Texas Motor Speedway (oval)
20 de junho - Iowa Speedway (oval)
4 de julho - Watkins Glen (misto)
18 de julho - Toronto (rua)
25 de julho - Edmonton (rua)
8 de agosto - Mid-Ohio (misto)
22 de agosto - Infineon Raceway (misto)
28 de agosto - Chicagoland Speedway (oval)
5 de setembro - Kentucky Speedway (oval)
18 de setembro - Twin Ring Motegi (oval)
2 de outubro - Homestead-Miami Speedway (oval)

4 comentários:

  1. Rafael, tem uma coisa aí que não bate com o que eu li lá fora, a APEX não fornece combustível brasileiro para a Indy, na verdade eles COMPRAM o etanol de milho norte-americano e repassam pra IRL como se fosse brasileiro, foi a forma que conseguiram para evitar um problema mais sério com os fazendeiros, o presidente norte americano deu uma declaração dizendo que não pretende tão cedo baixar a alíquota, apesar do anúncio anterior que isso seria feito em nome da cooperação do Brasil com os EUA na área de biocombustíveis.
    A questçao dso patrocinadores é complicada, porque os custos dessa empreitada quase empatam com os lucros, o valor inicial é de 40 milhões de reais, sem contar o custo da preparação da pista (que vai dar muita dor de cabeça), para um lucro que segundo projeções não passa de 70 milhões, ou seja, se não empatar provavelmente o evento trará prejuízo, tal qual o Pan que prometeu mundos e fundos e deixou um rastro de equipamentos inúteis e subutilizados.
    Bom, é chover no molhado, lá no SOS Autódromo RJ fiz umas traduções de aluguns textos de sites dos EUA, lá está desmascarada a mentira da APEX, agora só resta que o ministério público faça alguma coisa para impedir essa palhaçada nas ruas do Rio, aliás, acho que sequer essa prova deva ser feita no Brasil e a participação dessa agência de comércio exterior seja profundamente investigada.

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  2. Tem caroço nesse angu, né? tudo muito bizarro. Mas a grande alegria é a gente saber que vão torrar $ público que vai sabe-se lá para onde e ninguém será punido. Viver no Brasil é muito mais divertido do que na Suécia!

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  3. É Buriti!
    Que os organizadores da IRL abram os olhos para isso! É um caso a se analizar com mais profundidade. A questão que envolve o etanol parece ser mais séria do que se imagina. Outra coisa: Que a CBA e o IPHAN impessam a realização desta corrida no Aterro. Se a prova ocorrer no Rio, que seja no Autódromo, como bem relatei em meu post. Desde já, Obrigado pela participação nos comentários! Abçs!!!

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  4. Só uma coisa, a cidade de Campinas por meio de comunicado oficial do seu prefeito desistiu da briga pela realização da prova. A disputa está mesmo acirrada entre Rio e Ribeirão pelo que eu li em sites do norte-americanos. Não importa onde seja, estarei lá. Abrax

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