quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EM ENTREVISTA NA TV, NELSINHO FALA SOBRE POSSÍVEL RETORNO A F1, BRIATORE, BMW SAUBER, GROSJEAN E SCHUMACHER

Em entrevista concedida por telefone para no programa Linha de Chegada, que foi ao ar na madrugada de terça para quarta no canal por assinatura Sportv2, Nelsinho Ângelo Piquet falou sobre a estratégia que está traçando para retornar a Fórmula 1, contrato vinculado a seu ex-chefe, seu substituto na Renault, BMW e uma possível associação com Peter Sauber e Nelsão, e também a desistência de Michael Schumacher que substituiria Felipe Massa no GP da Europa. Participaram do programa, além do apresentador Reginaldo Leme, Lito Cavalcante comentarista do Sportv, o médico Dino Altmann, Cacá Bueno que venceu a etapa de Salvador da Stock Car e Rafael Lopes do Globoesporte.com

Reginaldo Leme - Como é que você está se sentindo, e o que você está projetando de F1 seja ainda esse ano ou para o próximo?


Nelsinho Ângelo Piquet - Por enquanto eu tô conversando com as equipes novas, tentando fazer uns contatos novos. Não tem muita coisa em andamento logo no começo, acabou de acontecer, a gente está esperando a poeira abaixar um pouco e daqui uma corrida ou outra devo ir as equipes visitar elas uma por uma e conversar. Já recebi propostas de outras coisas, só que eu não quero tirar o foco da Fórmula 1. Agora mesmo a gente esta meio que montando uma estratégia para saber com quem a gente vai falar e o que a gente vai fazer. Está muito no início e é muito cedo, e tem que e aguardar um pouco para esperar os contratos dos pilotos para o ano que vem.


Lito Cavalcante - Seu Manager até o GP a Hungria era o Briatore. Agora quem está fazendo a negociação. Ele continua sendo seu Manager? Vocês tinham um contrato e o mesmo já foi rompido? como é que está essa situação?


Nelsinho Ângelo Piquet - Manager, nas palavras dele, quer dizer tomar 20% do dinheiro dos pilotos. Nas palavras nossas, é você realmente ter alguém trabalhando pra você, querendo seu melhor, procurando o melhor contato, e sempre tentando negociar as melhores coisas pra você, que é o que meu pai - Nelson Piquet Soto Maior e, talvéz a gente nem pensou ainda em procurar uma pessoa pra trabalhar pra gente, mas isso é um plano mais pra frente. Na verdade no papel mesmo a gente ainda trabalha embaixo do Flavio Briatore, mas concerteza ele nunca fez e nem vai fazer o papel de procurar outra vaga pra mim, porque o interesse dele é só realmente tomar o dinheiro dos pilotos igual ele tem uns cinco na F1 agora. Quem vai fazer o trabalho sou eu e meu pai e por enquanto só. Talvéz se aparecer mais alguém pra trabalhar pra gente pra ajudar, talvéz tenha, mas por enquanto é sou eu e meu pai.


Lito Cavalcante - Você bateu muito forte no Briatore. Aliás parabéns, bateu bem batido, podia até ter batido mais forte porque ele merece. Mas sempre ele reagiu com muita força, toda vez que algum piloto mostrou quem ele é. E dessa vez ele ficou quieto. Tá acontecendo alguma coisa por baixo do pano entre quatro paredes que não chegue ao público?


Nelsinho Ângelo Piquet - Não, acho que, não sei se ele percebeu que realmente errou. Ele rebateu na verdade dizendo que eu estava cheio de desculpas disso e daquilo, mas eles sabem que as condições e as coisas que eles fizeram comigo esse ano não eram humanas. As condições eram impossíveis de conseguir tá andando bem ou tá andando concentrado ou tá tendo alguma chance, porque foi um pouco de sacanagem que fizeram comigo. Então acho que ele deixou quieto. E os outros pilotos também nunca rebateram nele. A gente deu uma resposta forte e acho não tinha muito o que ele falar também.


Rafael Lopes - Como era o relacionamento dentro da Renault com o resto da equipe afora Briatore? Você não teme que essas declarações contra o Briatore afetem suas chances de futuro na categoria?

Nelsinho Ângelo Piquet - Olha, começando pelo Flavio, acho que não. Tudo que eu falei, todo mundo concorda. Todas as mensagens de email das pessoas que trabalham dentro da Fórmula 1, que eu recebi, todo mundo concordou. Mesmo dentro da própria equipe, todos falaram a mesma coisa. Acho que isso não é. É a pura verdade, só que faltava alguém realmente falar na frente de todo mundo isso ai. Muita gente sempre ficou de papo todo mundo Ah é o Flavio... Então nunca ninguém falou. E eu resolvi falar porque, acho que ele acabou de uma maneira... me estragou um pouco e eu achei que deveria falar porque achei o porque de não. Dentro da equipe, todos os engenheiros que trabalharam diretamente comigo foram 110% por cento fantásticos comigo e não tenho nada o que reclamar deles. Eu tinha quatro engenheiros trabalhando comigo - um espanhol, um inglês um japones e um brasileiro e foi a melhor combinação possível e eles trabalhavam muito. Parecia a minha equipe brasileira na fórmula 3 que tinha no Brasil e na F3 inglesa. Não tenho o que reclamar deles e eles realmente tentaram de tudo pra melhorar as coisas pra mim, mas claro era o trabalho deles, mas as ordens sempre vinham de cima.


Cacá Bueno - Existe a possibilidade de uma associação do seu pai - Nelson Piquet Soto Maior com Pete Sauber da criação de uma equipe? Até onde chega a verdade nesse assunto se realmente há a possibilidade de você estar nessa vaga ano que vem?

Nelsinho Ângelo Piquet - Primeiro queria te dar os meus parabéns pela última corrida, foi muito bom. Voltando a pergunta, acho que não tem nada a ver. As pessoas começaram a falar muita coisa sobre isso. Semana passada me desliguei de tudo, e acabei não respondendo nada. Acabou gerando muita especulação e eu não me liguei a isso. Meu pai até me ligou brincando porque saiu tanta coisa no brasil e falou - " Pô Nelsinho, você passou a equipe no cartão de crédito e nem me avisou. Vou cancelar isso!"


Dino Altmann - O aspecto piscológico interferiu na sua pilotagem durante esse ano? Cobranças, diferenças, ou você conseguiu manter um bom nível de alto-confiança?

Nelsinho Ângelo Piquet - Olha, a gente como todo piloto, sempre acha quando está no carro, sempre acha que está dando o melhor. Uma coisa é estar num dia ruím andando e comentendo alguns erros. É muito difícil comparar no caso se eu estivesse em outra equipe e se não estivesse sendo precionado ou com um chefe de time mais tranquilo. É dificil o piloto saber. Eu já me acostumei a andar com pressão de chefes de equipes 10 minutos antes te cobrando resultados. Eu entrava no carro e esquecia tudo isso.


Reginaldo Leme - O que você acha que o Grosjean poderá fazer na sua primeira corrida de F1 e sobre o Schumacher, que desistiu de correr agora em Valencia.

Nelsinho Ângelo Piquet - Ele ficou muito tempo parado, mas tem uma enorme experiência e não precisaria de treino. Mas que pegaria rápido a mão do carro e andaria melhor que o Badoer que foi escolhido. Sobre o Grosjean, vai ter trabalho. Ele nunca andou de F1 e fez apenas dois testes privados. vai ter a chance dele agora e vamos ver se o carro melhora. Na GP2 quando precionado, acabou cometendo alguns erros, mas eu desejo boa sorte a ele. Eu torço para todo piloto novo que entra na categoria, pois todo o começo é complicado.

Um comentário:

  1. Excelente trabalho, Rafael.
    Acho que todos já sabiam dessa falta de privilégios do Nelsinho e o estilo de trabalho do Briatore. O problema é remar tudo de novo para recomeçar na Fórmula 1, e sem a compra da BMW por seu pai, deve ficar ainda mais complicado. São no máximo seis novas vagas e tem muita gente brigando por elas...

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