A Lotus se junta a Manor, USF1 e Campos, as três novas equipes que estarão presentes na temporada 2010 da Fórmula 1.
No passado a Lotus ingressou na Fórmula 1 em 1958 e contou com a pilotagem de Cliff Allison, Graham Hill e Alan Stacey, tendo como tutor, o lendário chefe de equipe Colin Chapman que tinha a mania de entrar na pista na bandeirada toda vez que um de seus pilotos estava prestes a ganhar uma corrida e jogava o seu boné para o alto. Chapman mudou totalmente os conceitos da Fórmula 1 ao criar o "carro-asa"(foto à esquerda), com efeito solo, que fazia com que o bólido ficasse grudado a pista, pois tinha pouco arrasto aerodinámico nas retas. Essa receita fez com que o americano Mario Andretti chegasse ao seu primeiro título mundial em 1978. Esse foi o único campeonato do mundo conquistado pelos EUA até hoje na F1.
A equipe viveu momentos difíceis pois em 1970 o austríaco Jochen Rindt sofreu um grave acidente para os treinos do GP em Monza e morreu. O brasileiro Emerson Fittipaldi, companheiro de Rindt garantiu o título para o autríaco - Único campeão póstumo da história.
Em 1972 Fittipaldi chegaria ao seu primeiro campeonato mundial com o carro preto. Posteriormente foi bi em 74, mas já na Mclaren.
Em 1978, a escuderia sofria outro duro golpe com a perda de mais um piloto. O sueco Ronnie Peterson perdeu a vida também em Monza num pavoroso acidente.
Em 1985, Ayrton Senna chegou a sua primeira vitória na F1 com a mítica Lotus preta no Estoril em Portugal.
Em 1994 a Lotus se retirava da F1. Nesta temporada teve como pilotos Johnny Herbert, Pedro Lamy, Alessandro Zanardi, Philippe Adams, Éric Bernard e Mika Salo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário