terça-feira, 15 de setembro de 2009

15 ANOS DEPOIS, A LOTUS RETORNA À FÓRMULA 1

A Federação Internacional de Automobilismo(FIA), divulgou nesta terça que um grande nome do passado da Fórmula 1 está de volta. Longe das pistas há 15 anos, a Lotus foi adquirida por um grupo de investidores maláios e integrará o grid de largada na temporada 2010, em substituição a BMW Sauber que vai encerrar suas atividades na categoria máxima ao final deste ano. Existiam vários interessados em comprar o espólio da equipe bávara, mas a FIA considerou que tais ações ainda não estavam bem definidas e concebeu a excessão de liberar mais uma vaga a um novo time. Agora serão 13 times e 28 carros. A Lotus que almejava uma vaga na primeira lista anunciada pela entidade que rege o esporte no dia 12 de Junho por intermédio da Litespeed - escuderia da F3 inglesa, se inscreveu para a convocação da FIA com o nome Lotus, mas ficou de fora na oportunidade. A Litespeed pertencia a David Hunt, que posteriormente repassou os direitos Nino Judge e Steve Kenchington, atuais donos da Litespeed. A "nova" Lotus, possuirá uma base em Kuala Lumpur - Malásia dentro do circuito de Sepang, onde terá a fabricação de chassis, centro técnico com escritórios, e de desenvolvimento de pesquisas. Já a sede será em Norfolk, próxima à fábrica da Litespeed, já que existia um acordo entre o Grupo Lotus fabricante de carros esportivos e a Litespeed. O propulsor que vai empurrar o bólido será a Cosworth e a equipe técnica e de projetos será liderada por Mike Gascoyne, demitido da Force India em 2008 e que inclusive já prestou seus serviços a Mclaren,Tyrrell, Sauber, Jordan, Renault e Toyota.



A Lotus se junta a Manor, USF1 e Campos, as três novas equipes que estarão presentes na temporada 2010 da Fórmula 1.


No passado a Lotus ingressou na Fórmula 1 em 1958 e contou com a pilotagem de Cliff Allison, Graham Hill e Alan Stacey, tendo como tutor, o lendário chefe de equipe Colin Chapman que tinha a mania de entrar na pista na bandeirada toda vez que um de seus pilotos estava prestes a ganhar uma corrida e jogava o seu boné para o alto. Chapman mudou totalmente os conceitos da Fórmula 1 ao criar o "carro-asa"(foto à esquerda), com efeito solo, que fazia com que o bólido ficasse grudado a pista, pois tinha pouco arrasto aerodinámico nas retas. Essa receita fez com que o americano Mario Andretti chegasse ao seu primeiro título mundial em 1978. Esse foi o único campeonato do mundo conquistado pelos EUA até hoje na F1.

A equipe viveu momentos difíceis pois em 1970 o austríaco Jochen Rindt sofreu um grave acidente para os treinos do GP em Monza e morreu. O brasileiro Emerson Fittipaldi, companheiro de Rindt garantiu o título para o autríaco - Único campeão póstumo da história.






Em 1972 Fittipaldi chegaria ao seu primeiro campeonato mundial com o carro preto. Posteriormente foi bi em 74, mas já na Mclaren.






Em 1978, a escuderia sofria outro duro golpe com a perda de mais um piloto. O sueco Ronnie Peterson perdeu a vida também em Monza num pavoroso acidente.






Em 1985, Ayrton Senna chegou a sua primeira vitória na F1 com a mítica Lotus preta no Estoril em Portugal.









Em 1994 a Lotus se retirava da F1. Nesta temporada teve como pilotos Johnny Herbert, Pedro Lamy, Alessandro Zanardi, Philippe Adams, Éric Bernard e Mika Salo.

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