quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O RETORNO DE UM GÊNIO DAS PISTAS!

Vinte e três de Dezembro de 2009. Está é a data do anúncio do retorno de um gênio do esporte a motor de todos os tempos. Depois de muitos rumores que circulavam na mídia especializada, eis que hoje em entrevista coletiva na Alemanha, a MercedesGP oficializou a volta de Michael Schumacher a Fórmula 1. Com contrato de três anos, Schummy receberá da escuderia da estrela de 3 pontas, cerca de € 7 milhões de euros – R$ 18 milhões de reais, e formará a dupla germânica do time ao lado de Nico Rosberg, ex-Williams. Schumacher que anunciou sua retirada das pistas ao fim da temporada 2006 da Fórmula 1, e com sete campeonatos do mundo no bolso, sempre se manteve em plena atividade física, andando de kart e inclusive se meteu a correr de moto. Após sofrer uma forte queda de moto em Fevereiro, Michael não pode substituir o brasileiro Felipe Massa, depois do grave acidente que o ferrarista sofreu nos treinos oficiais do GP da Hungria. Schumacher chegou a treinar na pista particular da Ferrari em Maranello, mas com fortes dores no pescoço, teve que adiar a sua volta aos paddocks da categoria máxima. Em entrevista ao programa “Bola da Vez” da ESPN Brasil, Felipe Massa disse que Schumacher sentiu vertigens durante o seu teste com a F 2007. Felipe também chegou a declarar no programa certa vez durante uma conversa que teve ao pé do ouvido do heptacampeão: “Você não precisa provar mais nada a ninguém. Não vale a pena arriscar sua reputação. Essa F60 é muito ruim” disse.


Creio que dessa vez Schumacher não irá arriscar sua reputação, e virá com tudo em busca do octacampeonato! Na MercedesGP, o alemão colocará Nico Rosberg no bolso e correrá mais motivado do que nunca, pois terá ao seu lado o inglês Ross Brawn, seu amigo e mago das estratégias nos seus sete títulos conquistados – dois na extinta Benetton 1994 e 1995, e na Ferrari – de 2000 a 2004. Desta vez Michael terá um salário bem menor do que recebia da Ferrari, para ser apenas consultor da equipe italiana, mas isso não vai diminuir e tão pouco tirar a vontade de querer vencer. Michael Schumacher que estreou na Fórmula 1 em 1991 na falecida Jordan, assombrou o mundo após obter o sétimo lugar – Melhor posição da equipe neste ano, e numa pista que separa os meninos dos homens – Spa-Francorchamps. Um ano mais tarde, em 1992 e já na Benetton, vencia pela sua primeira prova neste lendário circuito.


Há aqueles que amam Schumacher, e existem outros que o odeiam. O fato é que não se deve ser esquecida a forma de como o alemão obteve o seu primeiro mundial na Benetton. Em manobra pra lá de polêmica, após ter saído da pista, Michael jogou o carro pra cima de Damon Hill em Adelaide Austrália. Mesmo com o abandono na prova, comemorou seu primeiro campeonato. Além disso, o carro de Schummy – Um Benetton-Ford, estava fora do regulamento técnico da categoria. A FIA que havia banido da Fórmula 1 o controle de tração, câmbio automático e suspensão ativa, não puniu sua equipe que se utilizada desses recursos, e tão pouco lhe tirou a conquista do mundial.


Já em 1997 em Jerez de La Fronteira, reeditou o ato, porém a ação não resultou em sucesso pra cima do canadense Jacques Villeneuve, que foi o campeão naquele cenário. Mesmo com esses atos infracionários em seu vasto currículo, o certo é que tudo o que ele já conquistou jamais será apagado.


Já na era Ferrari, o alemão praticamente não teve adversários a sua altura. O alemão que estreou na casa de Maranello em 1996, apenas foi derrotado em 1998 e 1999 pelo finlandês Mika Hakkinen e sua Mclaren prateada. De 2002 a 2004, reinou absoluto, e tornou a Fórmula 1 monótona e sem graça. Graças ao seu abissal domínio na categoria máxima, a FIA alterou alguns quesitos técnicos, dentre eles o aumento da pontuação, que antes era do primeiro ao sexto posto, e passou a ser do primeiro ao oitavo, a dimunuição de jogos de pneus e a alteração no formato de tempo do treino oficial. Certa vez Schumacher chegou a declarar que só deixaria o esporte se surgisse um garoto jovem e que o derrotasse. Dito e feito – Fernando Alonso nos tempos em que a Renault lhe deu um bom conjunto, destronou o alemão, e faturou brilhantemente os mundiais de 2005 e 2006. Em Imola 05, Schumacher e Alonso travaram um antológico duelo pela vitória, vencido magistralmente pelo espanhol das astúrias, que não cometeu um erro se quer. Ano que vem os dois vão se encontrar nas pistas, e será que novamente veremos outro duelo?

E quem imaginaria que um dia ele voltaria!? Pois é, o heptacampeão mundial estará de volta à e mais ativo do que nunca em 2010. O campeonato do ano que vem promete e muito!

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