segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O DUETO DA LOTUS MALAIA

Crédito da foto - gpupdate.net
O italiano Jarno Trulli, que antes estava desempregado com a debandada da Toyota da F1, e o finlandês Heikki Kovalainen, segundo piloto da equipe Mclaren nas duas últimas temporadas, formarão a dupla de pilotos da nova Lotus em 2010. O anúncio foi feito pelo dirigente Tony Fernandes nesta madrugada em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Ainda não familiarizado com o primeiro nome de Kovalainen, o manda chuva da escuderia escreveu "heike" em seu twitter. Tanto Trulli como Kovalainen ainda não entraram para a galeria de grandes pilotos da categoria máxima. Na Fórmula 1 desde 1997, e com passagens por times de pouca expressão como Minardi, Prost, Jordan, depois Renault e por fim Toyota, Trulli ainda precisa melhorar e muito a sua reputação e apenas provou ser bom em treinos oficiais. Seu desempenho em corridas nos últimos tempos tem sido pífio e muito a quem do esperado. Com apenas 4 poles-positions e uma única vitória - em Mônaco/2004, veremos como será a sua atuação na nova casa.


Kovalainen,Trulli e o terceiro piloto o malaio Fairuz Fauzy
na apresentação da nova equipe
Em entrevista coletiva logo depois da divulgação do dueto da nova Lotus, Trulli disse: "Estou muito satisfeito por ingressar na Lotus. Era uma situação bastante difícil no início de novembro com a minha ex-equipe se retirando da Fórmula 1, mas eu estava convencido de que eu iria ficar na Fórmula 1. Eu estava em contato com Mike Gascoyne - diretor técnico, sobre a possibilidade de se juntar à equipe Lotus, e rapidamente se tornou claro que seria uma oportunidade muito boa para mim. Há muita ambição de Tony Fernandes - Diretor da equipe e do Mike, e no fato de toda a Malásia como uma nação, e que o nível de entusiasmo é contagiante. eu estou olhando realmente para frente ao desafio. " disse.


Há quatro anos na categoria, Kovalainen, abnegado aos mandos e desmandos de Lewis Hamilton dentro da Mclaren, o filandês nunca se prestou a incomodar o campeão mundial de 2008, e muito menos os demais. Com uma pole e uma vitória em Hungaroring 2008, no seu fraco currículo, Heikki terá que provar o contrário desta vez. Ainda na GP2, o finlandês provou ser um piloto medíocre, e só vencia quando partia da pole e com um bom carro nas mãos. Nas adversidades, era somente mais um ali no meio do bolo. Alguns já afirmam sem medo de errar e antes mesmo do mundial 2010 começar que o dueto Trulli/Kovalainen é o mais fraco do atual cenário. É esperar para ver se a previsão catastrófica dos dois, se confirme de fato. Kovalainen afirmou:


"Eu vi a Lotus como a melhor opção para mim, para o progresso da minha carreira, depois de considerar várias outras opções que estavam disponíveis para mim. Tony e Mike são as duas figuras de destaque no projeto, e o apoio da equipe por trás de ambos foram muito importantes, e ter falado com os dois, percebi que toda a operação tem um grande potencial, e uma chance muito boa de ser uma equipe de sucesso no futuro" Falou.

Nova logo da Lotus
Coincidentemente a nova Lotus que pertence a Proton, uma empresa Malaia que adquiriu toda a estrutura inglesa deste legendário nome, tem uma coisa em comum com a última participação da escuderia no ano de 1994. Na oportunidade, Alessandro Zannardi e Mika Salo, um italiano e um nórdico, formavam o par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário