quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DOIS DESTAQUES QUE NÃO PODEM PASSAR EM VÃO!

Primeiro destaque: Nesta quinta feira a Comissão que representa as equipes na Fórmula 1 FOTA propós ao Conselho Mundial da FIA em Paris, que um novo sistema de pontuação seja adotado para a temporada de 2010. A alteração é graças a aparição das novas equipes que passarão a integrar a categoria máxima no próximo ano, num total de 13 escuderias presentes. A nova pontuação ficaria assim: 1º colocado receberia 25 pontos 2º 20 pontos 3º 15 pontos 4º 10 pontos 5º 8 pontos 6º 6 pontos 7º 5 pontos 8º 3 pontos 9º 2 pontos 10º 1 ponto. Se a mudança vier de fato, será a terceira vez que a Fórmula 1 altera a regra de pontuação. A última vez que isso ocorreu foi na passagem da temporada 2002/2003 - Antes, apenas os seis primeiros colocados marcavam pontos. Depois passou-se a valer a ordem utilizada até hoje 10 pontos para o vencedor, 8 pontos para o segundo, 6 pontos para o terceiro, 5 pontos para o quarto, 4 pontos para o quinto, 3 pontos para o sexto, 2 pontos para o sétimo e 1 pontos para o oitavo colocado.
Atualizando: Foi aprovado o novo sistema de pontuação citado acima e passará a vigorar na temporada 2010 da Fórmula 1.

Foto - Agência Estado
Senna comemora sua segunda vitória em Interlagos/93
Segundo destaque: O tri-campeão Ayrton Senna foi eleito o maior piloto de toda a história da Fórmula 1, em votação feita pela renomada revista inglesa "Autosport". Depois da votação de 271 pilotos que correram na categoria máxima, Senna superou ninguém menos que a lenda Juan Manuel Fangio(Terceiro da lista) e o heptacampeão Michael Schumacher(segundo na lista). Outros dois brasileiros aparecem na votação, mas apenas em décimo segundo e décimo terceiro respectivamente - Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, ficando atrás de nomes como o bi-campeão Fernando Alonso 9ª posição, Gilles Villeneuve 10ª posição e o atrapalhado Nigel Mansell 11º colocado.


Abaixo a lista completa encabeçada por Senna, eleita por 271 pilotos na "Autosport"

1 - Ayrton Senna (BRA)
2 - Michael Schumacher (ALE)
3 - Juan Manuel Fangio (ARG)
4 - Alain Prost (FRA)
5 - Jim Clark (ING)
6 - Jackie Stewart (ESC)
7 - Niki Lauda (AUT)
8 - Stirling Moss (ING)
9 - Fernando Alonso (ESP)
10 - Gilles Villeneuve (CAN)
11 - Nigel Mansell (ING)
12 - Emerson Fittipaldi (BRA)
13 - Nelson Piquet (BRA)
14 - Jochen Rindt (AUT)
15 - Mika Hakkinen (FIN)
16 - Alberto Ascari (ITA)
17 - Lewis Hamilton (ING)
18 - Jack Brabham (AUS)
19 - Ronnie Peterson (SUE)
20 - Mario Andretti (EUA)

F3 SULAMERICANA: YANN CUNHA ANUNCIA PARCERIA COM EQUIPE VICE-CAMPEÃ DE 2009

Crédito da foto: Pedro Ladeira
A partir de 2010, piloto brasiliense disputa o principal campeonato de monopostos do continente pela Bassan Motorsport. Estreia será em janeiro durante pré-temporada da categoria.


O brasiliense Yann Cunha é um dos primeiros pilotos a confirmar participação na Fórmula 3 Sul-americana em 2010. Depois de disputar sua primeira temporada completa pela Razia Sports em 2009, Yann fará seu segundo ano de Fórmula 3 com a Bassan Motorsport, time comandado por Eduardo Bassan e atual vice-campeão do torneio com o paranaense Cláudio Cantelli Júnior. Quinto colocado em sua primeira temporada completa na categoria, o brasiliense não esconde a ansiedade por começar os trabalhos com sua nova equipe. “Tive um ano fantástico, em que aprendi muito sobre o carro de Fórmula 3 e também sobre a categoria. Para esta segunda temporada quero buscar ainda mais aprendizado, lidar com os métodos de trabalho de outra equipe e me aproximar ainda mais da realidade do automobilismo europeu”, comentou o brasiliense. Yann terá o suporte em 2010 do mesmo engenheiro espanhol que trabalhou neste ano com Cláudio Cantelli Jr., o que o faz iniciar a temporada confiante na disputa pelo título. A expectativa para o campeonato também é grande por parte da equipe Bassan Motorsport. “Estamos muito felizes e esperançosos com a chegada do Yann. Ele sem dúvida foi um dos destaques da temporada e não tenho dúvidas de que estaremos, novamente, na briga pelo título no ano que vem”, aponta Eduardo Bassan, chefe da equipe que disputa a Fórmula 3 Sul-americana desde 2005. Entre outros pilotos, a Bassan revelou o paulista Mário Moraes – atualmente na Fórmula Indy, nos Estados Unidos. A estreia de Yann Cunha na Bassan Motorsport está prevista para o mês de janeiro, quando a Fórmula 3 Sul-americana disputará um torneio de verão – como parte das comemorações pelo aniversário da cidade de São Paulo. A pré-temporada do campeonato 2010 da F3 Sul-americana será realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. “Estou ansioso para voltar a correr. Os resultados de 2009 me deixaram com grandes expectativas para o ano que vem. Tenho convicção de que posso brigar por vitórias e pelo título da Fórmula 3 antes de continuar minha carreira no automobilismo fora do Brasil”, completa Yann Cunha, que terminou a temporada 2009 com sete pódios.



* Crédito da foto: Pedro Ladeira



Sobre a F3 Sul-americana

A Fórmula 3 Sul-americana é a principal categoria de base do automobilismo, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Na América do Sul é organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Desde que foi criada, em 1987, já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Gabriel Furlán, Cristiano da Matta, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, entre outros.



Website: http://www.formula3sulamericana.com.br/

Informações para a Imprensa

Sing Comunicação de ResultadosFone: (11) 5091-7838
Marcos Santos e Melissa Sayon
msantos@singcomunica.com.br
msayon@singcomunica.com.br

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

UM PECADO!

(Só tem louco neste mundo...)

Vejam o que este sujeito da foto ao lado, intitulado "Zé Fuca", fez com o seu fusca ano 1968. Acreditem se quiser! Ele cortou o carro para pagar a faculdade! Achei esta história no próprio blog dele chamado "Rifo Meio Fuca". link -http://rifomeiofuca.blogspot.com/ Ele ainda conta que recebeu de presente o fusquinha da sua avó a uns dois anos, e que para se formar, teve a estapafurdia ideia de "rifar" seu veículo. Uma maldade total no meu entender, ou melhor - Um pecado!



Abaixo o vídeo com o carro cortado no meio desfilando nas ruas de São Paulo. Quem vê, não acredita

UMA CORRIDA DE F1 VISTA SOBRE OUTRA ÓTICA!

Olá caros leitores do blog. A temporada de esportes à motor em 2009 acabou, porém o blog do ilustre apaixonado por automobilismo trás um vídeo com imagens do GP da Holanda de 1984 - 13 etapa do mundial de Fórmula 1 daquele cenário, que consagrou o austríaco Nikki Lauda como tri-campeão.


Veja abaixo imagens da prova em Zandvoort em 26 de Agosto de 1984 vencida por pelo francês Alain Prost, dentro do paddock do circuito holandês.


domingo, 6 de dezembro de 2009

RAFAEL DANIEL É CAMPEÃO NA STOCK LIGHT MESMO SEM CORRER EM INTERLAGOS

Rafael Daniel passou por duas grandes emoções na última etapa da Copa Vicar nesta tarde em Interlagos, São Paulo. A primeira foi ver seu carro apresentar problemas antes mesmo da largada da prova. Sua chance de título quase se reduziu a cinzas, mas mesmo sem disputar a prova, contou com a sorte para se sagrar campeão da temporada 2009 da Stock Car Light. A corrida foi extremamente disputada entre os dois primeiros colocados. O pega foi proporcionado entre o pole-position Tiago Gonçalves e Gustavo Sondermann, que pressionou ferrenhamente Gonçalves pelo primeiro posto. Por várias voltas Tiago Gonçalves resistiu, mas porém na décima volta e com um carro mais equilibrado, Sondermann assumiu a ponta, abriu vantagem e venceu, com Tiago Gonçalves em segundo. Já Felipe Lapenna que disputava o campeonato com Rafael Daniel precisava subir ao pódio em terceiro para comemorar o título, mas terminou em quarto, atrás de Julio Campos, que encerrou o ano em terceiro lugar na classificação geral.


Classificação final da prova

1 Gustavo Sondermann
2 Tiago Gonçalves
3 Julio Campos
4 Felipe Lapenna
5 Diego Freitas
6 Cássio H de Melo
7 Leandro Romera
8 Eduardo Leite
9 André Bragantini
10 Eduardo Berlanda
11 Wellington Justino
12 Renato Russo
13 Leonardo Vital
14 Daniel Pflaumer
15 Cristiano Federico
16 Renato Rattes
17 Sergio Jimenez
18 Marcelo Cesquim
19 Andre Nicastro
20 Leonardo Medrado
21 Sergio Vida
22 Italo Silveira
23 Rodrigo Navarro
24 Pedro Boesel
25 Galid Osman
26 Murillo Macedo
27 Marco Cozzi
28 Afonso Bastos
29 Diogo Pachenki
30 Marcelo Tomasoni
31 Lucas Finger

PANCADA NA BARREIRA DE PNEUS, POLE,VITÓRIA E VICE-CAMPEONATO!

Crédito da foto - Duda Bairros/ Agência Estado
Sem dúvida alguma, o paulista Thiago Camilo da equipe Ipiranga Vogel Motorsport viveu momentos opostos neste fim de semana durante a última etapa que encerrou a temporada 2009 da Stock Car. Nos treinos livres de sexta-feira, Camilo passou reto na curva do “S” do Senna e bateu violentamente na barreira de pneus, destruindo completamente o seu Chevrolet de número #21. O piloto chegou a revelar no seu twitter, que talvez não participaria da prova no domingo, mas que confiava plenamente no trabalho dos mecânicos de sua equipe. Assim foi, e os membros de seu time aprontaram o carro a tempo de Camilo participar da classificação oficial. A atuação de Camilo saiu melhor que a encomenda, e ele cravou a pole-position. Na prova no fim da manhã deste domingo, Thiago Camilo fez uma corrida irretocável. Sem erros e com amplo domínio, partiu da ponta e desapareceu da frente dos demais adversários. As disputas se resumiram apenas do segundo posto para trás. Allam Khodair que saiu em segundo no começo, perdeu várias posições. Ricardo Mauricio subiu para segundo, depois de superar Zonta. Quando estava em sexto e subia a junção para a curva do café, Khodair rodou sozinho, caindo para o décimo oitavo posto. O “Japonês Voador” ainda conseguiu completar em décimo. Ricardo Mauricio chegou em segundo, a 7.5 segundos atrás do vice-campeão da temporada 2009, com Max Wilson em terceiro. Já o tri-campeão, o Carioca Cacá Bueno da Red Bull WA Mattheis, que partiu em décimo quinto lugar no princípio da prova, teve uma excelente recuperação e finalizou num ótimo quinto lugar. Com isso se encerrou o campeonato mais disputado e equilibrado desses 30 anos de vida da Stock Car.


Classificação final da prova:
1 Thiago Camilo
2 Ricardo Mauricio
3 Max Wilson
4 William Starostik
5 Cacá Bueno
6 Xandinho Negrão
7 Luciano Burti
8 David Muffato
9 Valdeno Brito
10 Allam Khodair
11 Daniel Serra
12 Paulo Salustiano
13 Marcos Gomes
14 Ricardo Zonta
15 Atila Abreu
16 Chico Serra
17 Popó Bueno
18 Constantino Junior
19 Tarso Marques
20 Alan Hellmeister
21 Guto Negrão
22 Duda Pamplona
23 Ricardo Sperafico
24 Nonô Figueiredo
25 Alceu Feldmann
26 Felipe Maluhy
27 Antonio Jorge Neto
28 Pedro Gomes
29 Lico Kaesemodel
30 Giuliano Losacco
Classificação final do campeonato
1 Cacá Bueno 298 pontos
2 Thiago Camilo 269 pontos
3 Ricardo Mauricio 264 pontos
4 Allam Khodair 260 pontos
5 Luciano Burti 257 pontos
6 Marcos Gomes 247 pontos
7 Átila Abreu 243 pontos
8 Valdeno Brito 242 pontos
9 Max Wilson 234 pontos
10 Daniel Serra 232 pontos

sábado, 5 de dezembro de 2009

UMA BELA ESTARÁ DISPUTANDO A F3 SULAMERICANA EM 2010

Jovem, bonita, determinada e talentosa! Esses são os adjetivos para definir a mais nova promessa do automobilismo mundial que está disputando neste fim de semana as 500 milhas de kart da Granja Viana em Cutia na grande São Paulo. Quem pensou que irei falar da Bia Figueiredo aqui, se enganou totalmente. Não é da brasileira que correrá em 2010 na Fórmula Indy, de que abordarei neste texto, mas sim da bela sul-africana Brittany Vorster(foto à esquerda). A moça de apenas 20 anos, já é considerada como a "menina de ouro" do automobilismo da África do Sul. Após fazer em seu país três anos de kart e correr na Formula Série GTI de seu país, Brittany Vorster disputara a F3 Sulamericana em 2010 pela equipe PropCar, de propriedade de Dárcio dos Santos. É mais uma grande atração para a categoria, que precisava de uma melhor visibilidade no atual cenário do esporte à motor brasileiro.


Agora é esperar para ver do que a garota é capaz de fazer pra cima dos marmanjos no ano que vem. Além desta novidade que já está no domínio público de quem acompanha automobilismo, a F3 Sulamericana terá novas equipes e um investimento de 7 milhões de reais do Governo Federal via lei do incentivo ao esporte.


Sendo assim, que venha 2010!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

UM NOVO KIMI MATIAS RAIKKONEN!

Após tantas especulações sobre o futuro do finlandês que se consagrou campeão mundial de Fórmula 1 em 2007 pela Ferrari, enfim Kimi Raikkonen irá respirar novos ares em 2010. O "iceman" foi anunciado pela equipe Citröen e vai disputar o WRC (World Rally Championship) na próxima temporada. Raikkonen que vai guiar pelo time B da Citröen, no modelo C4, será patrocinado pela empresa de bebidas energéticas da Áustria - A Red Bull.

Se ligarmos um ponto ao outro, seria um indício de que o nórdico retornaria a categoria máxima pela escuderia de Christian Horner?


Somente o tempo irá se encarregar de responder essa pergunta inquietante!
Ao certo, Kimi passará todo o ano de 2010 se divertindo como nunca nas trilhas perigosas do WRC, e terá mais tempo para aproveitar de fato a sua vida boêmia. Portanto, teremos ano que vem um novo Kimi Matias Raikkonen, completamente feliz e contente como nunca vimos antes!

O MUNDO DÁ VOLTAS... SAUBER RETORNA A F1 DEPOIS DE CINCO ANOS

Depois de cinco anos de ausência da categoria máxima, a tradicional equipe Sauber retorna a Fórmula 1 em 2010. A notícia foi confirmada no dia de ontem pela FIA. Com isso, o time suíço que entra no lugar da Toyota, que saiu da F1 ao final da temporada desse ano, é o décimo terceiro a integrar o quadro de inscritos para o ano que vem.


Peter Sauber só conseguiu readquiriu o espólio da BMW, após esta anunciar sua retirada em Julho, graças ao fracasso das negociações entre o grupo de investimentos de riquezas de famílias árabes e europeias - Qadbak e a escuderia Bávara.


A Sauber que estreou na Fórmula 1 em 1993, contará com os motores Ferrari em 2010, e é mais um garagista que engrossa a lista de remanescentes na categoria máxima, e quem imaginaria que um dia o Sr Sauber novamente reassumiria a sua escuderia hein?


O mundo definitivamente dá voltas e é uma baita roda gigante!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CRISE MUNDIAL AFASTA COMPETIDORES DO DAKAR 2010

A edição de 2010 do maior rally do mundo sofre um duro golpe devido a crise econômica mundial que estourou no fim de 2008. Na oportunidade, os participantes não podiam desfazer o compromisso que firmaram com a competição que aconteceu em janeiro de 2009, que foi a primeira edição do Dakar no continente da américa do sul. O Dakar-2010 terá menos participantes do que a disputa anterior, mas não menos brilho, e promete mais uma ver ser um sucesso em terras argentinas e chilenas. No total serão 184 motos e quadriciclos, 138 carros e 50 caminhões, que percorrerão os nove mil quilômetros do trajeto da edição 2010 do Rally Dakar.


Confira abaixo a lista de pilotos brasileiros que irão marcar presença no Dakar-2010, que começa no dia 1 de Janeiro e termina no dia 16 do mesmo mês.

Motos

Rodolpho Mattheis
Carlos Ambrosio
Bernardo Bonjean
Tiago Fantozzi Adriano Pereira
Vicente de Benedictis
NetoAntonio Sequeira
Carlo Giovanni Collet Júnior

Carros

Mauricio Jose das Neves / Clecio Maestrelli
Jean Azevedo / Youssef Haddad
Guilherme Spinelli / Filipe Palmeiro
Klever Kolberg / Giovanni Lima de Godoi
Julio Bonache / Lourival Roldan
Reinaldo Marques Varela / Erley Ayala
Sergio Williams / Rodrigo Konig

Caminhões

Andre Azevedo / Maykel Justo / Jaromir Martinec

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CONFIRA A LISTA DA FIA COM AS RESPECTIVAS EQUIPES E PILOTOS PARA 2010

Nesta segunda-feira a FIA(Federação Internacional de Automobilismo) divulgou a lista de inscritos para a temporada 2010 da Fórmula 1. Porém a entidade ainda não revelou a décima terceira escuderia que irá ocupar a lacuna deixada pela Toyota que abandonou a categoria máxima no início de novembro. A BMW que também saiu e foi readquirida por Peter Sauber graças a um grupo de investimentos, briga pela última vaga com um time sérvio, que ficou de fora da lista final da FIA em junho. A notícia já esperada foi a troca de nomes - A Manor, uma das novas escuderias que estreia ano que vem, se chamará Virgin Racing - empresa esta que patrocinou a campeã BrawnGP - agora MercedesGP.

Abaixo a lista das equipes e seus respectivos pilotos e números para a temporada que vem...



Vodafone McLaren Mercedes

1) Jenson Button
2) Lewis Hamilton

Mercedes GP

3) Nico Rosberg
4) Ainda indefinido

Red Bull Racing (motor Renault)

5) Sebastian Vettel
6) Mark Webber

Scuderia Ferrari Marlboro

7) Felipe Massa
8) Fernando Alonso

AT&T Williams (motor Cosworth)

9) Rubens Barrichello
10) Nico Hulkenberg

Renault F1 Team

11) Robert Kubica
12) Ainda indefinido

Force India F1 Team (motor Mercedes)

14) Adrian Sutil
15) Vitantonio Liuzzi

Scuderia Toro Rosso (motor Ferrari)

16) Sébastien Buemi
17) Ainda indefinido

Lotus F1 Racing (motor Cosworth)

18) Ainda indefinido
19) Ainda indefinido

Campos Meta 1 (motor Cosworth)

20) Ainda indefinido
21) Bruno Senna

US F1 Team (motor Cosworth)

22) Ainda indefinido
23) Ainda indefinido

Virgin Racing (motor Cosworth)

24) Timo Glock
25) Ainda indefinido

domingo, 29 de novembro de 2009

O AUTOMOBILISMO DO RIO AINDA VIVE! ATÉ QUANDO?

Foto - André Buriti - Blog SOS Autódromo do Rio
Na noite desse domingo, conversei rapidamente com o amigo André Buriti, do blog SOS Autódromo do Rio via Twitter
Buriti que é um implacável defensor do esporte à motor na cidade do Rio de Janeiro, me avisou ainda ontem(28 de novembro - sábado) que o Campeonato Carioca de Turismo e Arrancadas poderia ser o último evento no moribundo circuito Internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá, já que o espaço está fadado a desaparecer por completo quando as obras para a construção do COT(Centro Olímpico de Treinamento) começarem de fato, já que este é um dos projetos do COB(Comitê Olímpico Brasileiro) para a realização das olimpíadas de 2016. Na foto acima, uma faixa de protesto estendida na mão dos pilotos e produzida por Buriti, reflete e bem o sentimento de todos os praticantes e amantes do automobilismo da cidade, com a seguinte frase: "O Rio não pode ficar sem autódromo. Automobilismo também é esporte!"
Segundo Buriti, Edson Santos, atual ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do PT(Partido dos Trabalhadores), esteve nas dependências do autódromo e ficou com um abaixo assinado para encaminhar o mesmo até Brasília. Porém, Edson Santos que defende a comunidade Vila do Autódromo – esta que fica no entorno do autódromo carioca, em 2006 quando era vereador, embarcou na onda do primeiro projeto de salvação do traçado fluminense, que à época era capitaneado por Peter Van Voorst Vader – diretor do consório Rio Sport Plaza, que prometia manter a pista íntegra, mesmo com as alterações para o PAN de 2007. O resto da história, infelizmente todos nós já sabemos... A construção da arena Multi-Uso justamente no setor norte do traçado, mutilaram o autódromo de Jacarepaguá, e acabaram definitivamente com as possibilidades de se realizar algum evento internacional.
Leia abaixo as declarações da Rio Sport Plaza no dia 14 de Abril de 2005, dois anos antes da destruição do autódromo, retirada do próprio blog SOS Autódromo do Rio e publicada por André Buriti em 22 de Janeiro de 2006, com o título - “Estão tentando vender gato pro lebre”
Titulo: RIO SPORT PLAZA DIZ QUE SALVARÁ JACAREPAGUA
Subtitulo:Peter Vader, membro do consorcio vencedor da licitação para a reforma do autódromo para o Pan 2007, da sua versão sobre a polemica das obras no circuito carioca
O automobilismo carioca esta salvo! Este é segundo Peter Vader, membro do consorcio Rio Sports Plaza (formado pelas construtoras Camargo Correa e Odebrecht), um dos objetivos das obras para o Pan 2007. Ele diz que o traçado original será mantido praticamente o mesmo, apenas cerca de 100 m menor, para a disputa de GPs, sejam de Formula 1 ou do MotoGP. Um segundo traçado, com 3 108 m devera ser utilizado para provas nacionais. "Mas se alguma categoria quiser utilizar o traçado maior pode, desde que arque com o aluguel de toda a área, uma vez que este setor terá novos prédios", explica Vader. Para ele, não e vantagem já que há uma tendência no automobilismo mundial para circuitos menores. "A F1 leva pouco mais de 1 min para percorrer o traçado maior, enquanto um carro de turismo nacional leva mais de 2 min. Não tem graça! Com o circuito menor as provas serão mais disputadas e atraentes para o publico", justifica. Vader diz ainda que as obras garantirão a existência do circuito, uma vez que ele corre o risco de desaparecer. "Se continuar no estado em que esta atualmente, um novo governante pode desapropriar o terreno e transforma-lo em um condomínio residencial", alerta. De acordo com a assessoria de comunicação da CBA, a entidade e técnica e, portanto não questiona os croquis apresentados pelo Rio Sports Plaza ate que o consorcio apresente um projeto técnico para homologação, tanto da CBA quando da FIA. Ate o momento, a CBA ainda não recebeu esse projeto."


Depois que o COI(Comitê Olímpico Internacional) escolheu o Rio como sede dos jogos de 2016, muito se falou que a cidade não ficaria sem autódromo, já que existe um acordo assinado entre Prefeitura, Governo Federal e COB, para que uma nova praça de esportes à motor seja erguida na cidade. O projeto que só existe no papel, ainda não foi executado de fato, e tomara que seja e logo, antes que a primeira retro escavadeira dê fim ao que um dia foi o autódromo mais seletivo e seguro de toda a América latina, e quiçá do mundo! E até quando o automobilismo do Rio viverá?

NOVA LAMBO 2010 FATURA FÁCIL A ÚLTIMA PROVA DA GT3 BRASIL

Crédito da foto - gt3.com.br
Foi notório o domínio absoluto da nova Lamborghini 560(foto à esquerda), na última etapa da GT3 Brasil em Interlagos. A máquina conduzida pelo dueto Rafael Daniel/Claudio Dahruj, passeou nesta tarde em Interlagos. Na primeira parte da prova, Rafael Daniel que partiu na ponta com a Lambo, disparou na liderança da corrida e aplicou uma enorme vantagem frente aos demais adversários. A disputa da prova se resumiu do segundo colocado para trás. Na segunda volta, Luiz Derani Bateu forte na curva do lago, depois de se chocar contra a barreira de pneus. Na relargada após a saída do safety car, Chico Serra tomou o segundo posto de Allam Khodair. Na entrada do s do Senna, Rafael Derani passou direto na curva após ser tocado por Valdeno Brito, e rodou na frente de vários competidores. O campeão da temporada 2009 acabou abandonando. Na segunda relargada, As três primeiras posições se mantiveram. Na disputa pelo quarto posto, Valdeno Brito com a Porsche de 440 cavalos de potência, deu um show em Interlagos, e defendeu a posição com muito brilhantismo e sem manobras sujas em cima do estreante David Muffato, com seu Viper de 520 cavalos de potência. Após as trocas das duplas Amilcar Collares que divide a condução do Viper com David Muffato, venceu a briga com o Porche, e saiu na frente de Miguel Paludo, parceiro de Valdeno Brito. Porém, uma volta depois Miguel Paludo deu o troco em cima do “míssil” Viper de Collares na reta principal. Com uma diferença de quase 30 segundos Rafael Daniel/Claudio Dahruj coroaram a estréia mundial da Lamborghini 560 no Brasil – carro este que está avaliado em 1 milhão de reais, somando taxas de importação, bem como suas peças para manutenção. A dupla Marcelo Hahn/Allam Khodair terminaram em segundo e Valdeno Brito/Miguel Paludo que fizeram uma excelete prova foram terceiro.
Classificação final da última prova da GT3 Brasil em 2009
1) 8 C.Dahruj/R.Daniel LA
2) 16 M.Hahn/A.Khodair
3) 5 V.Brito/M.Paludo
4) 33 B.Garfinkel/C.Serra
5) 47 A.Collares/D.Muffato
6) 19 C.Longo/B.Gresse
7) 18 F.Poeta/J.Santanna
8) 13 P.Queirolo/L.Vital
9) 77 L.Kaesemodel/N.Merlo
10) 130 A.Griecco/R.Guerra
11) 30 C.Faria/V.Faria
12) 1 H.Assunção
13) 71 H.Guerra/M.Santanna
14) 105 H.Martinez/F.Greco
15) 3 R.Derani/C.Ricci
16) 6 H.Orsi/J.Campos
17) 70 W.Derani/L.Derani
Fonte - Cronomap
Campeonato
1. Cláudio Ricci/Rafael Derani (campeões por antecipação) – 220 pontos
2. Marcelo Hahn/Allam Khodair – 204 (220) pontos
3. Miguel Paludo – 170 pontos
4. Ricardo Maurício – 166 pontos
5. Walter Derani – 136 pontos
6. Thiago Camilo e Chico Longo – 131 pontos
8. Rodolpho Santos – 128 pontos
9. Fernando Poeta – 123 pontos
10. Bruno Garfinkel/Chico Serra – 121 pontos
11. Daniel Serra – 112 pontos
12. Betinho Gresse – 110 pontos
13. Duda Rosa – 92 pontos
14. Antonio Hermann – 88 pontos
15. Fábio Ebrahim – 72 pontos
16. Matheus Stumpf/Ramon Matias e Ronaldo Freitas Jr. – 62 pontos
18. Clemente Lunardi – 57 pontos
19. Wagner Ebrahim – 56 pontos
20. Hoover Orsi – 45 pontos
21. Beto Posses – 37 pontos
22. Constantino Júnior e Valdeno Brito – 35 pontos
24. Alceu Feldmann – 32 pontos
25. Cláudio Dahruj/Rafael Daniel e João Sant’anna – 31 pontos
27. Lico Kaesemodel – 30 pontos
28. Pipo Derani – 29 pontos
29. Ricardo Rosset e Nelson Merlo – 22 pontos
31. Cadu Pasetti – 21 pontos
32. Amílcar Collares/David Muffato – 18 pontos
33. Júlio Campos – 15 pontos
34. Pedro Queirolo/Leonardo Vital e Renato Stumpf – 6 pontos

TROFEO MASERATI: EM PROVA AGITADA, CLEBER FARIA É CAMPEÃO EM INTERLAGOS

Bastou apenas a segunda colocação para o piloto Cleber Faria #30 da equipe Itaipava Racing Tem, alcançar o título da temporada 2009 do Trofeo Maserati nesta tarde de domingo em São Paulo. A corrida que começou na segunda volta e em safety-car, devido a uma rápida intervenção da chuva que caiu em Interlagos e umedeceu a pista, Renan Guerra que era o pole-position, manteve a ponta e abriu boa vantagem frente aos demais. Pedro Queirolo acabou perdendo a segunda posição após duas voltas para William Freire. No terceiro giro, Queirolo que defendia a segunda colocação, foi tocado por André Posses na subida da junção com a curva do café. Os dois foram para fora da pista. Queirolo que teve sua suspensão traseira avariada no acidente abandonou, e viu sua possibilidade de título ser reduzida a cinzas. Posses conseguiu voltar para a corrida, mas completou apenas em nono lugar. Porém as confusões durante a corrida prosseguiu, depois que Vanuê Faria foi tocado por Carlos Burza no pinheirinho e mais uma vez o carro madrinha aparecia. Já Ricca, vencedor da prova, foi aos boxes antes do local ser aberto pela direção da prova durante a presença do safety car na pista, e ganhou diversas posições quando os outros efetuaram suas respectivas idas ao boxe. Mesmo sendo punido com 30 segundos parado no pit laine, Ricca ganhou sua primeira corrida na Maserati. A última etapa terminou num anti-climax devido a forte batida de Valter Rossete na curva do lago. Com isso, Cleber Faria foi campeão com 102 pontos em cima de Pedro Queirolo que parou nos seus 95. Ambos são da mesma equipe.



Classificação final

1º) 99 - Ricca (, SP), 25 voltas em 51:26.380 (média de 125,65 km/h)
2º) 30 - Cleber Faria ( , SP), a 0.385
3º) 7 - S.Laganá/A.Hellmeister ( , SP), a 5.737
4º) 27 - Alexandre Morsa ( , SP), a 34.975
5º) 17 - Marcello Sant'anna ( , SP), a 35.773
6º) 37 - Renan Guerra ( , SP), a 36.792
7º) 75 - H.Assunção/H.Martinez ( , SP), a 53.802
8º) 82 - M.Melo/W.Freire ( , SP), a 1:21.730
9º) 2 - André Posses ( , SP), a 1:22.099
10º) 77 - Roberto Laganá ( , SP), a 1:47.165
11º) 81 - S.Melo/C.Burza ( , SP), a 1:47.912
12º) 9 - E.Guedes/M.Skaf ( , SP), a 2:08.258
13º) 21 - V.Rossete/F.Greco ( , SP), a 2 voltas
14º) 26 - Ricardo Straus ( , SP), a 5 voltas
15º) 105 - Vanue Faria ( , SP), a 17 voltas
16º) 16 - Linneu Linardi ( , SP), a 20 voltas
17º) 13 - Pedro Queirolo ( , SP), a 22 voltas

Melhor Volta: M.Melo/W.Freire, 1:47.131 (144,79 km/h)
fonte: CRONOMAP Timingwww.cronomap.com.br

sábado, 28 de novembro de 2009

GT3: BRITO E PALUDO VENCEM PENÚLTIMA ETAPA EM INTERLAGOS

A dupla Valdeno Brito/Miguel Paludo da equipe WB Motorsport, venceram a penúltima etapa do campeonato da GT3 Brasil disputado nesta tarde em Interlagos, São Paulo. Partindo em terceiro na primeira parte da prova, Paludo guiando o Porsche #5 logo assumiu a liderança da corrida, depois que Julio Campos escapou da pista, caindo para sexto, e superou Lico Kaesemodel logo a seguir. No quinto giro, foi a vez de Claudio Dahruj ir para a ponta, pois estava num ótimo ritmo. Voltas depois Kaesemodel voltava pra liderança depois da disputa no fim da reta principal entre Paludo e Dahruj, que espalharam na curva do s do Senna. Já Campos que havia errado no começo, fez uma excelente prova de recuperação e entregou seu Porsche na terceira colocação, quando Hoover Orsi assumiu o controle - posição final esta em que os dois chegaram, completando o pódio. Kaesemodel que liderava, teve problemas com seu pneu traseiro, antes de chegar aos boxes e entregar a Ferrari a Nelson Merlo. O dueto finalizou a corrida em décimo segundo. No fim ocorreu uma ótima disputa entre Orsi e Khodair. Orsi que estava em segundo perdeu o combate para o "Japones Voador", e acabou tendo que se contentar com o terceiro posto. No fim, foi uma excelente corrida de recuperação para Campos/Orsi. Os campeões por antecipação em Curitiba, Rafael Derani/Claudio Ricci ficaram em quarto lugar.



Classificação final da penúltima prova em São Paulo

1º) 5 - V.Brito/M.Paludo (PO, PB/RS), 34 voltas em 58:20.475 (média de 150,67 km/h)
2º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 5.322
3º) 6 - H.Orsi/J.Campos (PO , MS/PR), a 8.365
4º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 28.117
5º) 8 - C.Dahruj/R.Daniel (LA , SP/SP), a 35.619
6º) 33 - B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 37.462
7º) 19 - C.Longo/B.Gresse (FE , SP/SP), a 1:01.294
8º) 70 - W.Derani/L.Derani (FE , SP/SP), a 1:12.653
9º) 47 - A.Collares/D.Muffato (VI , SP/PR), a 1:18.111
10º) 13 - P.Queirolo/L.Vital (VI , SP/SP), a 1:36.167
11º) 18 - F.Poeta/J.Santanna (FE , SP/RS), a 1 volta
12º) 77 - L.Kaesemodel/N.Merlo (FE , PR/SP), a 14 voltas
13º) 30 - C.Faria/V.Faria (LA , SP/SP), a 21 voltasMelhor Volta: C.Dahruj/R.Daniel, 1:37.688 (158,79 km/h)

fonte: CRONOMAP Timingwww.cronomap.com.br

Classificação do campeonato (faltando uma etapa):
1º Cláudio Ricci/Rafael Derani (campeões por antecipação) – 220 pontos;
2º Marcelo Hahn/Allam Khodair – 193 (216);
3º Ricardo Maurício – 166;
4º Miguel Paludo – 155;
5º Walter Derani – 136;
6º Rodolpho Santos – 128;
7º Chico Longo – 121;
8º Daniel Serra – 112;
9º Fernando Poeta – 114;
10º Bruno Garfinkel/Chico Serra – 108;
11º Betinho Gresse – 100;
12º Duda Rosa – 92;
13º Antonio Hermann – 88;
14º Fábio Ebrahim – 72;
15º Matheus Stumpf/Ramon Matias e Ronaldo Freitas Jr. – 62;
17º Clemente Lunardi – 57;
18º Wagner Ebrahim – 56;
19º Hoover Orsi – 45;
20º Beto Posses – 37;
21º Constantino Júnior – 35;
22º Alceu Feldmann – 32;
23º Lico Kaesemodel – 30;
24º Pipo Derani – 29;
25º Ricardo Rosset, Nelson Merlo e João Sant’anna - 22;
28º Valdeno Brito – 20;
29º Júlio Campos – 15;
30º Cláudio Dahruj/Rafael Daniel – 11;
31º Amílcar Collares/David Muffato – 7;
32º Pedro Queirolo/Leonardo Vital e Renato Stumpf – 6 pontos.

A segunda e última prova da temporada 2009 da GT3 Brasil acontece amanhã ao meio dia.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PILOTO DA GP2 TESTA CARROS DA FÓRMULA 3 SULAMERICANA

A equipe Hitech Racing resolveu investir pesado na F3 Sul-americana. Depois de trazer o vice-campeão da F3 Inglesa, Walter Grubmuller, para correr a etapa de Interlagos que abriu o GP de Fórmula 1, a equipe trouxe o piloto holandês Giedo van der Garde para preparar o carro e fazer uma análise de desempenho junto as demais equipes da categoria.

Sem muito alarde, a equipe Hitech Racing se prepara para chegar a Fórmula 3 Sul-americana com dois carros ano que vem e enquanto não começa a temporada está trazendo verdadeiras feras para acertar o carro e sentir o campeonato. Fundada em 2002, a equipe até então corria apenas na Fórmula 3 Inglesa e já contou com pilotos como o brasileiro Lucas Di Grassi, Danny Watts, Eric Salignon, Richard Antinucci, James Walker e Marko Asmer, campeão da F3 Inglesa em 2007 pela equipe.

Dessa vez quem veio ao Brasil convidado pela Hitech foi Giedo van der Garde, que vai correr a temporada 2010 da GP2 com a equipe Barwa Addax. Esse ano Giedo participou da GP2 com a equipe iSport e foi o segundo melhor estreante da temporada. Em seu currículo estão títulos como o campeonato 2008 da World Series by Renault, vice-campeonato da Fórmula Renault 2003 e campeão mundial de kart em 2002, na Fórmula Super A.

De acordo com Rodrigo Contin, engenheiro responsável da Hitech Racing, o objetivo de trazer o piloto foi para ajudar no desenvolvimento do carro e comparar o nível técnico de sua equipe com as demais. Um dos carros que a Hitech usará na temporada 2010 da F3 Sul-americana foi trazido da F3 Inglesa, passou por modificações para ficar adequado ao regulamento local e é o carro que está sendo trabalhado. O segundo carro da Hitech Racing para 2010 já está sendo negociado.

Questionado sobre o carro, Giedo elogiou a qualidade da Dallara como um todo e apontou as diferenças inerentes ao regulamento da categoria, que difere principalmente no fabricante de motor e pneus entre a Fórmula 3 Sul-americana e a Inglesa. “Na Europa os motores são todos atrelados a sistemas computadorizados, enquanto o processo de regulagem aqui é manual, o que dá mais trabalho para as equipes. Em compensação, a potência do motor é maior em relação à Europa fazendo com que os carros ganhem desempenho em alta rotação, ainda que aparentemente pelo torque mais baixo percam um pouco em saídas de curva.”

Outra diferença apontada pelo piloto foi em relação aos pneus: “Aqui são usados pneus mais duros, o que dá mais durabilidade e constância durante a corrida. Os pneus na Europa são mais moles e dão muito desempenho nas duas primeiras voltas e depois caem. Como aqui existe mais constância, não há tanto impacto no tempo de volta entre um jogo de pneu novo em relação ao usado.”

E mesmo com tantas diferenças, Giedo que veio ao Brasil durante a última etapa, em Curitiba, apenas para participar de treinos livres mostrou porque é tão prestigiado no automobilismo. No primeiro treino livre ele já fez a melhor volta, correndo com mais 11 pilotos da Fórmula 3 e Fórmula 3 Light. Fechou a 1:14:789 com 0s474 de vantagem em relação ao campeão desse ano da F3 Sul-americana, Leonardo Cordeiro. No segundo treino livre, novamente a melhor volta, a 1:14:321, com vantagem de 0s665 para Cordeiro. “Na minha impressão Leonardo Cordeiro é de longe o melhor piloto da temporada, os demais estão praticamente equilibrados em um mesmo nível”, avalia Giedo.

* Crédito da foto: Flávio Quick

Sobre a F3 Sul-americana
A Fórmula 3 Sul-americana é a principal categoria de base do automobilismo, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Na América do Sul é organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Desde que foi criada, em 1987, já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Gabriel Furlán, Cristiano da Matta, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, entre outros.

Website: www.formula3sulamericana.com.br

Informações para a Imprensa
Sing Comunicação de Resultados
Fone: (11) 5091-7838
Marcos Santos e Melissa Sayon
msantos@singcomunica.com.br
msayon@singcomunica.com.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ACABOU A NOVELA!!! SÃO PAULO ABRIGARÁ PELA PRIMEIRA VEZ A FÓRMULA INDY!

(Será a última vez que irei escrever sobre isso aqui... Graças à Deus) A organização da IndyCar nos EUA, exigiu de Carlo Gancia - representante da IRL no país, uma resposta firme, concreta e definitiva até o fim da tarde desta quarta-feira, afim de que o Brasil recebesse de fato a abertura da temporada de 2010, da maior categoria de monopostos estadunidense. Gancia que se aborreceu e muito com a falta de educação, desdenho e descompromisso com o evento por parte do prefeito do Rio Eduardo Paes, que anunciou anteriormente que a Indy seria no Aterro do Flamengo e colocaria "Mônaco no Chinelo", agora não será mais. Agora a incumbência de abrigar e realizar de verdade a prova no ano que vem, ficará a cargo de São Paulo. Todo o embrólio gerado sobre a realização/não realização do evento, que caminhava a passes largos para a perda definitiva do mesmo e acarretaria em dúvidas e incertezas frete ao cenário internacional, para um país que pretente organizar a Copa de 2014 e Olimpíadas em 2016, Gancia conversou nos últimos dias com o prefeito da capital paulista Gilberto Kassab e o presidente da SPTuris Caio Luiz de Carvalho, sobre a chance de São Paulo ter a Indy ano que vem. O local ainda não está bem definido e pode ser no entorno do Sambódromo. E Graças a incompetência, fanfarronice e ego acima do bem e do mal, de um prefeito que não está nem ai para a prática do automobilismo na cidade do Rio de Janeiro, é que mais uma vez os cariocas sofrem novamente um duro revés e outra vez para São Paulo, depois de 19 anos, que culminou com a perda de mais um grande evento do esporte à motor internacional.

Para quem não se recorda, devido a má organização do GP do Brasil de Fórmula 1 em 1989 no Rio de Janeiro, que demorou e muito a cumprir com os prazos de montagem de arquibancadas e dentre outras pendências, foi que a então prefeita de São Paulo Luiza Erundina do PT, tirou de Jacarepaguá o direto de abrigar a categoria máxima no ano de 1990.

Depois de uma indefinição monstro que se arrastou durante cinco longos meses em que Ribeirão Preto, Salvador, Campinas, Brasília também fracassaram na tentativa de ter a honraria de sediar a Indy, o final da novela mexicana foi feliz para São Paulo.
A categoria volta ao país depois de 10 anos. A última vez que os bólidos americanos desfilaram por aqui foi no oval Emerson Fittipaldi em 2000. O oval construido em 1996 no circuito Nelson Piquet, que está com seus dias contados, abrigou a IRL por 5 anos em Jacarepaguá.

Parabéns Eduardo Paes!!! Agora São Paulo terá a competência de abrigar e sediar a abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy! Quanto a todos os fluminenses e cariocas(me incluo)... Meus mais sinceros pêsames...

A NOVELA QUE NÃO ACABA...INDY NÃO SERÁ MAIS NO RIO DE JANEIRO

Aterro do Flamengo
(Não aguento mais escrever sobre esse assunto...) Carlo Gancia, representante da IRL no Brasil, se queixou e muito da atitude do prefeito do Rio Eduardo Paes, que antes havia dito que a cidade carioca por intermédio de um apoio da iniciativa privada, iria sediar a etapa brasileira da maior categoria de monopostos dos EUA. Eufórico com a escolha do COI que deu o direito do Rio de Janeiro sediar as olimpíadas de 2016, Paes que sempre fala mais do que deve e age pouco, ficou se vangloriando em seu twitter @eduardopaes_ no dia 23 de Julho dizendo: "Tivemos ontem uma reunião com fórmula Indy. Com parceiros privados acontece em Março no Aterro. A vista vai deixar Mônaco no chinelo." Agora o político faz jogo duro, se esquiva e muito menos atente as ligações de Gancia, que se cansou de esperar e deu fim ao acordo que estava certo entre a Fórmula Indy e Rio em 2010. Mês passado o site oficial da categoria até "publicou" uma matéria ratificando a realização da corrida por aqui com o seguinte título "Bom dia, Rio." A nota que foi lançada erradamente e de forma precipitada, e seria confirmada dias depois, rapidamente foi retirada do ar.

A Prova que seria realizada no aterro do Flamengo, praticamente encerrariam as possibilidades de um compromisso real da prefeitura em erguer uma nova praça de esportes à motor, já que com o projeto do COB de construir o COT(Centro Olímpico de Treinamento), justamente onde hoje está o pouco do que restou da pista em Jacarepaguá, está com os dias contatos...

Com a desistência do Rio de Janeiro, resta uma luz no fim do túnel, para que de fato exista um comprometimento de dar início as obras de construção de um novo autódromo na cidade, e que isso ocorra logo e antes da primeira retro-escavadeira dar fim ao circuito Nelson Piquet, pois lugar de carros de corrida é na pista e não num circuito de rua sem estrutura alguma, causando desordem no trânsito e caos aos moradores da região onde o evento seria realizado.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A APOSTA DA MERCEDESGP EM ROSBERG

Enfim a escuderia MercedesGP - esta que adquiriu 75,1% da extinta BrawnGP, na semana passada, anunciou a contratação do alemão Nico Rosberg no dia de hoje. Nico que chegou a Fórmula 1 em 2006 pela porta da tradicional equipe Williams, depois de conquistar o primeiro campeonato da GP2 um ano antes, graças aos contatos do pai, correu apenas pelo time inglês nesses últimos quatro anos na categoria máxima. Filho de Keke Rosberg, que foi campeão guiando o carro de Frank Williams em 1982, Nico não igualou o feito do pai, longe disso. Somente teve participações razoáveis até aqui, tendo apenas conquistado um terceiro lugar no GP da Austrália de 2008 - seu primeiro pódio na carreira, e uma segunda colocação na polémica prova de Cingapura do ano passado, que resultou no "Renaultgate", mas isso é uma outra história.

Seria um tiro no escuro da equipe da estrela de três pontas ao confiar no trabalho de Nico para 2010?

Ou é a aposta certa do novo time em cima de um alemão que possui um talento que ainda não desabrochou direito!

É evidente que a montadora germânica quer contar com os serviços de um piloto alemão, até porque a marca pretende se consolidar ainda mais no seu mercado interno, de modo que possa aquecer as vendas de veículos de passeio.

A MercedesGP, antes Brawn, tenta seguir o vâcuo da sua vitoriosa antecessora na Fórmula 1; e será que vai aspirar alguma coisa logo de cara?

Ah, sobre esse zum zum zum do time ter ninguém menos que o sete vezes campeão Michael Schumacher, é tudo Marketing, ou será mesmo verdade?

Acho muito difícil Shummy retornar as pistas, mas de todo caso, se voltar, será idolatrado e aclamado como rei não só pelos seus conterrâneos, mas também por todos os fãs do automobilismo mundial!

F3 SUL-AMERICANA ENCERRA TEMPORADA COM VIRADA NA LIGHT

O campeão da Light, Henrique Martins(à esquerda),
e o campeão da F3 Sul-Americana, Leonardo Cordeiro
Foto: Flávio Quick
A corrida de hoje teve dois grandes espetáculos, na categoria principal a briga de Yann Cunha e Igor Veras pelo segundo lugar e na Light a vitória de Henrique Martins que recuperou os quatro pontos que o separavam de Raphael Abbate, chegando aos mesmos 132 pontos, e venceu o campeonato pelo total de vitórias.

Curitiba, domingo, 22 de novembro de 2009 – Após uma chuva torrencial, atraso de 45 minutos e largada lançada começou a última prova da temporada 2009 da F3 Sul-Americana. O campeão antecipado, Leonardo Cordeiro, da Cesário Fórmula, comemorou sua 10ª vitória correndo em primeiro de ponta a ponta, fechou 41 pontos de vantagem em relação ao vice-campeão (Cláudio Cantelli Jr – Bassan Motorsport) e deixou o espetáculo para a disputa do segundo lugar. Yann Cunha (Razia Sports), que largou em terceiro no grid, logo no início da prova assumiu a segunda posição de Cláudio Cantelli Jr (Bassan Motorsport) e se manteve bem, até a chegada de Igor Veras, na 16ª volta, quando começou a pressão que perdurou até o fim da prova.

Veras saiu da quinta posição do grid passou Nilton Molina Neto (PropCar Racing), assumiu a terceira posição de Cláudio Cantelli Jr, saiu da pista, voltou para quinto lugar e brigou até chegar novamente a terceiro. Desde então veio tirando tempo em relação a Yann Cunha, conseguiu ultrapassá-lo na última volta, mas Cunha devolveu o feito e retomou sua posição também na última volta numa disputa emocionante.

O outro feito foi na categoria Light na qual Bruno Andrade (MX Sports) definiu o campeonato. A diferença de pontuação entre os colegas da Cesário Fórmula Jr, Raphael Abbate e Henrique Martins, estava em quatro pontos com vantagem para Abbate, ou seja, a simples vitória de Martins não garantiria a vitória, que dependia de Bruno Andrade, que largou em último no grid, ultrapassar Abbate. E foi o que ocorreu. Andrade que largou em último no grid ganhou três posições, terminou atrás de Martins, enquanto Abbate na quinta volta teve uma queda de desempenho e caiu para a última posição. Resultado? Abbate e Martins fecharam a temporada com exatamente 132 pontos, cada, e prevaleceu a vitória de Henrique Martins que com nove vitórias na temporada (contra quatro de Abbate) se tornou o campeão da categoria Light F3 Sul-Americana exatamente na última prova.


Foto: da esquerda para a direita, o campeão da Light, Henrique Martins, e o campeão da F3 Sul-Americana, Leonardo Cordeiro. * Crédito da foto: Flávio Quick

Confira abaixo o resultado da prova:

1º) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 19 voltas a 30:01:628
2º) Yann Cunha (Razia Sports), a 15s093
3º) Igor Veras (PropCar Racing), a 15s546
4º) Claudio Cantelli (Bassan Motorsport), a 19s345
5º) Henrique Lambert (Razia Sports), a 22s277
6º) Nilton Molina (PropCar Racing), a 29s245
7º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), a 29s626
8º) Henrique Martins (Cesário Fórmula Junior), a 46s417- F3 Light
9º) Bruno Andrade (MX Sports), a 50s281 - F3 Light
10º) Leonardo de Souza (Kemba Racing), a 58s603
11º) Lu Boesel (Dragão Motorsport), a 59s358
12º) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Junior), a 1m16s520 - F3 Light

* Melhor volta: Igor Veras, na volta 17, a 134,90 Km/h.

Acompanhe o resultado final do campeonato:

F3 Sul-americana

1 Leonardo Cordeiro Cesário Fórmula 138 pontos
2 Claudio Cantelli Jr Bassan Motorsport 97 pontos
3 Lucas Foresti Cesário Fórmula 81 pontos
4 Henrique Lambert Razia Sports 76 pontos
5 Yann Cunha Razia Sports 75 pontos
6 Igor Veras PropCar Racing 56 pontos
7 Lu Boesel * Dragão Motorsport 49 pontos (desclassificado na vistoria técnica)
8 Nilton Molina Neto PropCar Racing 45 pontos
9 Leonardo de Souza Kemba Racing 33 pontos
10 Fernando Galera Bassan Motorsport 23 pontos
11 Victor Guerin Dragão Motorsport 12 pontos
12 André Negrão Kemba Racing 4 pontos
13 Walter Grubmuller Hitech Racing 0 ponto


F3 Light

1 Henrique Martins Cesário Fórmula Jr 132 pontos
2 Raphael Abbate Cesário Fórmula Jr 132 pontos
3 Bruno Andrade MX Sports 110 87 pontos
4 Victor Guerin Dragão Motorsport 49 pontos
5 Lucílio Baumer Baumer Racing 18 pontos
6 Leandro Florenzo Bassani Racing 14 pontos
7 Mateus Labba Kemba Racing 0 ponto

* Houve alteração na pontuação, pois Lu Boesel foi desclassificado na vistoria técnica de ontem.

Sobre a F3 Sul-americana
A Fórmula 3 Sul-americana é a principal categoria de base do automobilismo, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Na América do Sul é organizada pela 63MKT com supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Desde que foi criada, em 1987, já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional, como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Gabriel Furlán, Cristiano da Matta, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, entre outros.

Website: http://www.formula3sulamericana.com.br/

Informações para a Imprensa
Sing Comunicação de Resultados
Fone: (11) 5091-7838
Marcos Santos e Melissa Sayon
msantos@singcomunica.com.br
msayon@singcomunica.com.br